icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Treinamento funcional vira mania nas academias da Paraíba

Baseado em movimentos 'naturais' do ser humano, atividade inclui equipamentos pouco convencionais como pneu e corda.

Publicado em 20/09/2015 às 15:00

Em tempos de aparelhos cada vez mais inovadores e cheios de aparatos tecnológicos, uma tendência mais simples e eficiente está sendo a queridinha da nova era do fitness. É o treino funcional, baseado em movimentos 'naturais' do ser humano, como correr, agachar, girar e pular – uma boa alternativa para quem está cansado das atividades tradicionais realizadas nas academias.

O funcional conquistou celebridades, como Sabrina Sato, Ivete Sangalo e Flávia Alessandra, e já é febre nas academias paraibanas, por ser considerada uma aula rápida, intensa e completa. O resultado? A melhora no condicionamento físico, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e, é claro, a perda de peso.

“Os treinos funcionais são mais rápidos, duram cerca de 40 minutos, e têm o objetivo de melhorar as valências físicas, como equilíbrio, agilidade, velocidade, flexibilidade, força, resistência e deslocamento”, detalha Raul Cavalcante, profissional de Educação Física da Studio Academia, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

No local, os atletas são divididos em diversos pontos e vão se alternando nas atividade, em um tempo determinado pelo professor. Podem se alternar nos circuitos, que também contam com a ajuda de aparelhos como pneus e cordas, que auxiliam na execução dos exercícios. Ao fim de uma sessão, são cerca de 700 calorias a menos.

"Todos os exercícios podem ser feitos, mas nem todo mundo pode fazer qualquer exercício. Por isso, é importante receber a orientação de um profissional antes de começar a praticar os exercícios”, orienta Raul.

Outras boas dicas: não se exercitar em jejum e fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.

A estudante de Psicologia Mirelly Gomes de Araújo, que gosta de alternar diversos exercícios na academia, experimentou porque “já tinha ouvido falar”. Ao testar o funcional, se tornou praticante. “Apesar de curto, o funcional é muito intenso. Trabalha todo o corpo em um tempo mínimo”, diz a estudante, que participa dos treinos há cerca de um ano.

Já o estudante Marcelo Pontes, que pratica há apenas dois meses, diz que as atividades mais dinâmicas incentivam a prática. No início, ele não conseguia completar o circuito, mas, gradativamente, foi ganhando resistência física. “A sensação após o treino é muito boa. Peguei gosto e já faz parte de minhas atividades na academia”, declarou o estudante.

Ganhos no corpo e na saúde
Sem grandes aparelhos tecnológicos, o treino funcional traz diversos benefícios a quem pratica – tanto na beleza do corpo quanto na saúde.

Confira alguns:

- O programa se adapta à necessidade de quem pratica.
- Treina diversas habilidades motoras e movimenta não apenas os músculos.
- É altamente motivador pela quantidade de exercícios e possibilidades.
- Promove a melhoria da postura, o equilíbrio muscular e a eficiência dos movimentos.
- Aumenta a força muscular.
- Auxilia na perda de peso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp