VIDA URBANA
Treinamento funcional vira mania nas academias da Paraíba
Baseado em movimentos 'naturais' do ser humano, atividade inclui equipamentos pouco convencionais como pneu e corda.
Publicado em 20/09/2015 às 15:00
Em tempos de aparelhos cada vez mais inovadores e cheios de aparatos tecnológicos, uma tendência mais simples e eficiente está sendo a queridinha da nova era do fitness. É o treino funcional, baseado em movimentos 'naturais' do ser humano, como correr, agachar, girar e pular – uma boa alternativa para quem está cansado das atividades tradicionais realizadas nas academias.
O funcional conquistou celebridades, como Sabrina Sato, Ivete Sangalo e Flávia Alessandra, e já é febre nas academias paraibanas, por ser considerada uma aula rápida, intensa e completa. O resultado? A melhora no condicionamento físico, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e, é claro, a perda de peso.
“Os treinos funcionais são mais rápidos, duram cerca de 40 minutos, e têm o objetivo de melhorar as valências físicas, como equilíbrio, agilidade, velocidade, flexibilidade, força, resistência e deslocamento”, detalha Raul Cavalcante, profissional de Educação Física da Studio Academia, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
No local, os atletas são divididos em diversos pontos e vão se alternando nas atividade, em um tempo determinado pelo professor. Podem se alternar nos circuitos, que também contam com a ajuda de aparelhos como pneus e cordas, que auxiliam na execução dos exercícios. Ao fim de uma sessão, são cerca de 700 calorias a menos.
"Todos os exercícios podem ser feitos, mas nem todo mundo pode fazer qualquer exercício. Por isso, é importante receber a orientação de um profissional antes de começar a praticar os exercícios”, orienta Raul.
Outras boas dicas: não se exercitar em jejum e fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.
A estudante de Psicologia Mirelly Gomes de Araújo, que gosta de alternar diversos exercícios na academia, experimentou porque “já tinha ouvido falar”. Ao testar o funcional, se tornou praticante. “Apesar de curto, o funcional é muito intenso. Trabalha todo o corpo em um tempo mínimo”, diz a estudante, que participa dos treinos há cerca de um ano.
Já o estudante Marcelo Pontes, que pratica há apenas dois meses, diz que as atividades mais dinâmicas incentivam a prática. No início, ele não conseguia completar o circuito, mas, gradativamente, foi ganhando resistência física. “A sensação após o treino é muito boa. Peguei gosto e já faz parte de minhas atividades na academia”, declarou o estudante.
Ganhos no corpo e na saúde
Sem grandes aparelhos tecnológicos, o treino funcional traz diversos benefícios a quem pratica – tanto na beleza do corpo quanto na saúde.
Confira alguns:
- O programa se adapta à necessidade de quem pratica.
- Treina diversas habilidades motoras e movimenta não apenas os músculos.
- É altamente motivador pela quantidade de exercícios e possibilidades.
- Promove a melhoria da postura, o equilíbrio muscular e a eficiência dos movimentos.
- Aumenta a força muscular.
- Auxilia na perda de peso.
Comentários