CULTURA
Novo voo de Rinah
Voltando aos palcos de João Pessoa nesta quarta-feira (20) cantora Rinah se apresenta com o show ‘Asa Ritmada’, na Usina Energisa.
Publicado em 20/03/2013 às 6:00
Com passos curtos e seguros, a cantora paraibana Rinah vem construindo sua carreira. Dona de um jeito malemolente de ser e de cantar, ela volta aos palcos de João Pessoa nesta quarta-feira com o show ‘Asa Ritmada’, agendado para as 20h, na Usina Cultural Energisa. Os ingressos, à venda no local, custam R$ 10,00.
Rinah não se apresenta em João Pessoa há um ano. De lá para cá, ela tem se dividido entre a vida acadêmica e a música, incluindo uma temporada em São Paulo. “Neste último ano tive a oportunidade de prestigiar, durante as minhas férias em São Paulo, vários concertos que ampliaram os meus horizontes, no sentido de querer desenvolver mais as minhas potencialidades vocais”.
Essa “capacitação” a levou ao novo show, cuja proposta contém releituras para grandes clássicos da MPB. Nesse desafio, ela interpreta músicas famosas na voz de Elis Regina (‘Arrastão’, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes) e Elba Ramalho (‘Gostoso demais', de Dominguinhos e Nando Cordel).
“Batizamos o novo show de ‘Asa Ritmada’, baseados num excerto do poema ‘Motivo’, de Cecília Meireles”, comenta a cantora. “Gosto da imagem que esse nome traz e ele revela muito do que pretendo com a música que faço, que é proporcionar ao público alguns instantes de leveza. A música, pelo menos na minha vida, é uma das maiores expressões de liberdade. Essa ideia me acompanha desde o último show, cujo nome era À Solta”.
Rinah encara o novo show como uma continuação de À Solta.
“Porém, com uma proposta menos intimista do que o outro”, ressalta. “Neste, a interação com o público será maior, uma vez que cantarei vários clássicos da música brasileira e nordestina".
Da leva nordestina, ela inclui novos compositores paraibanos, como Gustavo Limeira, Toni Silva, Salomão Soares e Clarrissa Yemisi, sem abrir mão do seu dileto Chico Limeira. “Chico Limeira foi o primeiro compositor paraibano da minha geração que eu interpretei. Tenho uma relação afetiva com essas canções. Elas são ‘clássicos’ do meu repertório pessoal e que eu faço questão de divulgá-las e interpretá-las sempre que posso”, comenta.
De Chico ela promete cantar 'Samba sem vem', 'Dizem (Quem não chora não mama)' (dele com Zé Manoel) e 'Moda jeans'. Também não faltará ‘Canto de Ossanha’ (Vinícius/Baden Pawell), obrigatória em seu repertório. “‘Ossanha’ é um clássico da música popular brasileira e do meu repertório pessoal. Sou apaixonada pelos afro-sambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell”, confirma a cantora, que tem até um gato chamado Afro-samba.
Os músicos Salomão Soares (teclado), Dennis Bulhões (bateria) e Rainere Travassos (contrabaixo) acompanham Rinah no palco.
Comentários