COTIDIANO
Polícia desarticula esquema de clonagem de veículos em cinco estados do NE
Na Paraíba, foram presos cinco acusados de participação na fraude e com eles, a polícia apreendeu dez veículos, além de seis armas e 20 placas ‘frias’.
Publicado em 15/10/2011 às 8:00
A operação ‘Dolly’ deflagrada na manhã de ontem, entre as polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, desarticulou um esquema de clonagem de veículos que funcionava em cinco Estados da região Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe).
Na Paraíba, foram presos cinco acusados de participação na fraude e com eles, a polícia apreendeu dez veículos, além de seis armas e 20 placas ‘frias’. Todos os envolvidos foram transferidos para Natal-RN, onde a quadrilha era chefiada. Em toda a operação foram 15 presos.
Carros roubados eram fraudados pelo grupo e há também indícios que usavam-se documentos oficiais de órgãos de trânsito em Recife (Pernambuco) e Aracaju (Sergipe) para adulterar dados e ‘clonar’ os veículos que circulavam no Estado. A operação foi batizada com o nome da ovelha Dolly, primeiro animal clonado pelos cientistas.
‘Dolly’ foi iniciada para cumprir 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça de Currais Novos-RN, sendo dez em cidades do Rio Grande do Norte e cinco na Paraíba, além de outros sete de busca e apreensão. No Estado, a operação aconteceu em Picuí, Nova Floresta, Cuité, Barra de Santana e Cacimba de Dentro, cidades do Curimataú localizadas próxima a divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.
Em Cacimba de Dentro, uma oficina que funcionava como ‘desmanche’ de carros roubados foi interditada pela polícia. O mecânico Deassis Miguel da Silva, de 39 anos, foi detido em cumprimento a um dos mandados de prisão e ainda foi autuado por porte ilegal de armas. Com ele foram encontradas quatro armas, um revólver calibre 38, um revólver calibre 22 e duas espingardas e caça. Na oficina foram apreendidos ainda mais cinco veículos, sendo uma moto, dois carros modelo Fiat Uno, um Escort e uma Kombi.
Os envolvidos vão responder por roubo de carros, assalto à mão armada, formação de quadrilha e até tráfico de armas. Além do mecânico, foram presos na Paraíba, advogados e despachantes, além de clientes que teriam comprado os veículos roubados. Também foram feitas buscas nas cidades de Araruna, Barra de Santa Rosa, Bananeiras, Solânea e Guarabira.
Os veículos roubados eram ‘clonados’, ou seja, tinham a placa e o chassi adulterados para que fossem registrados com os mesmos dados de outro veículo legalizado, mas que possuía as mesmas características de cor e modelo.
Comentários