icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Polícia desarticula esquema de clonagem de veículos em cinco estados do NE

Na Paraíba, foram presos cinco acusados de participação na fraude e com eles, a polícia apreendeu dez veículos, além de seis armas e 20 placas ‘frias’.

Publicado em 15/10/2011 às 8:00

A operação ‘Dolly’ deflagrada na manhã de ontem, entre as polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, desarticulou um esquema de clonagem de veículos que funcionava em cinco Estados da região Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Na Paraíba, foram presos cinco acusados de participação na fraude e com eles, a polícia apreendeu dez veículos, além de seis armas e 20 placas ‘frias’. Todos os envolvidos foram transferidos para Natal-RN, onde a quadrilha era chefiada. Em toda a operação foram 15 presos.

Carros roubados eram fraudados pelo grupo e há também indícios que usavam-se documentos oficiais de órgãos de trânsito em Recife (Pernambuco) e Aracaju (Sergipe) para adulterar dados e ‘clonar’ os veículos que circulavam no Estado. A operação foi batizada com o nome da ovelha Dolly, primeiro animal clonado pelos cientistas.

‘Dolly’ foi iniciada para cumprir 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça de Currais Novos-RN, sendo dez em cidades do Rio Grande do Norte e cinco na Paraíba, além de outros sete de busca e apreensão. No Estado, a operação aconteceu em Picuí, Nova Floresta, Cuité, Barra de Santana e Cacimba de Dentro, cidades do Curimataú localizadas próxima a divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.

Em Cacimba de Dentro, uma oficina que funcionava como ‘desmanche’ de carros roubados foi interditada pela polícia. O mecânico Deassis Miguel da Silva, de 39 anos, foi detido em cumprimento a um dos mandados de prisão e ainda foi autuado por porte ilegal de armas. Com ele foram encontradas quatro armas, um revólver calibre 38, um revólver calibre 22 e duas espingardas e caça. Na oficina foram apreendidos ainda mais cinco veículos, sendo uma moto, dois carros modelo Fiat Uno, um Escort e uma Kombi.
Os envolvidos vão responder por roubo de carros, assalto à mão armada, formação de quadrilha e até tráfico de armas. Além do mecânico, foram presos na Paraíba, advogados e despachantes, além de clientes que teriam comprado os veículos roubados. Também foram feitas buscas nas cidades de Araruna, Barra de Santa Rosa, Bananeiras, Solânea e Guarabira.

Os veículos roubados eram ‘clonados’, ou seja, tinham a placa e o chassi adulterados para que fossem registrados com os mesmos dados de outro veículo legalizado, mas que possuía as mesmas características de cor e modelo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp