VIDA URBANA
MPPB vai acompanhar execução do plano de reestruturação hospitalar
Secretário de Saúde se reuniu com promotores de Justiça de várias regiões da Paraíba e entregou um plano de promessas de reestruturação da rede de serviços hospitalares.
Publicado em 12/05/2011 às 20:34
Da Redação
Com MPPB e Secom-PB
O plano de reestruturação da rede hospitalar elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PB) terá sua execução acompanhada pelo Ministério Público da Paraíba. A medida foi acordada em reunião realizada, nesta quinta-feira (12), entre promotores de Justiça que atuam na área e o secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, quando o plano foi apresentado.
Também ficou acertado que a secretaria vai desburocratizar a concessão de medicamentos excepcionais em todas as regionais, atendendo ao apelo dos promotores que encontram dificuldades no encaminhamento dos usuários que necessitam dos medicamentos.
A reunião, ocorrida no auditório do 1º Centro de Apoio Operacional (Caop), em João Pessoa, contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, promotora Adriana Amorim e de 17 promotores de várias regiões da Paraíba.
Segundo a coordenadora Adriana Amorim, os promotores vão acompanhar em cada região que ações efetivas estão sendo realizadas pelo Estado. “Nós precisamos saber os planos do Estado para a área, por isso foi importante o secretário participar da reunião. Também vamos fazer um levantamento dos pleitos feitos pelos promotores e enviá-los à Secretaria”, disse a promotora.
O procurador-geral de Justiça declarou que a reunião serviu para aproximar os promotores que atuam na área da saúde do executivo estadual. “Nós nos reunimos, com o Conselho Regional de Medicina para traçarmos um diagnóstico, depois foi com o Denasus e, agora, com o secretário para encontrarmos soluções para o agravamento do problema na estrutura de urgência e emergência do Estado”, disse.
Waldson fala
O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, apresentou nesta quinta-feira (12) todo o projeto de reestruturação da rede de serviços hospitalares e o volume de investimento que o Governo do Estado deverá efetuar para oferecer melhores condições de funcionamento às unidades.
Foi entregue um documento com a relação de 76 unidades hospitalares que vão receber um investimento de R$ 5 milhões por mês. Cada região orçamentária terá um recurso pré-definido para a estruturação de uma unidade hospitalar que torne os serviços mais próximos da população e melhore o funcionamento da rede.
Além da rede hospitalar, o secretário Waldson destacou a inclusão, no planejamento do Governo, da construção do Centro de Oncologia de Patos e de pelo menos seis Centros de Imagem no Estado (tomógrafo, mamógrafo, ultrassonografia e endoscópio). Há ainda, segundo ele, a elaboração de planejamento para construção de quatro Centros de Hemodiálise, um em cada Macro Regional de Saúde da Paraíba.
Comentários