icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MPPB vai acompanhar execução do plano de reestruturação hospitalar

Secretário de Saúde se reuniu com promotores de Justiça de várias regiões da Paraíba e entregou um plano de promessas de reestruturação da rede de serviços hospitalares.

Publicado em 12/05/2011 às 20:34

Da Redação
Com MPPB e Secom-PB

O plano de reestruturação da rede hospitalar elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PB) terá sua execução acompanhada pelo Ministério Público da Paraíba. A medida foi acordada em reunião realizada, nesta quinta-feira (12), entre promotores de Justiça que atuam na área e o secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, quando o plano foi apresentado.

Também ficou acertado que a secretaria vai desburocratizar a concessão de medicamentos excepcionais em todas as regionais, atendendo ao apelo dos promotores que encontram dificuldades no encaminhamento dos usuários que necessitam dos medicamentos.

A reunião, ocorrida no auditório do 1º Centro de Apoio Operacional (Caop), em João Pessoa, contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, promotora Adriana Amorim e de 17 promotores de várias regiões da Paraíba.

Segundo a coordenadora Adriana Amorim, os promotores vão acompanhar em cada região que ações efetivas estão sendo realizadas pelo Estado. “Nós precisamos saber os planos do Estado para a área, por isso foi importante o secretário participar da reunião. Também vamos fazer um levantamento dos pleitos feitos pelos promotores e enviá-los à Secretaria”, disse a promotora.

O procurador-geral de Justiça declarou que a reunião serviu para aproximar os promotores que atuam na área da saúde do executivo estadual. “Nós nos reunimos, com o Conselho Regional de Medicina para traçarmos um diagnóstico, depois foi com o Denasus e, agora, com o secretário para encontrarmos soluções para o agravamento do problema na estrutura de urgência e emergência do Estado”, disse.

Waldson fala

O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, apresentou nesta quinta-feira (12) todo o projeto de reestruturação da rede de serviços hospitalares e o volume de investimento que o Governo do Estado deverá efetuar para oferecer melhores condições de funcionamento às unidades.

Foi entregue um documento com a relação de 76 unidades hospitalares que vão receber um investimento de R$ 5 milhões por mês. Cada região orçamentária terá um recurso pré-definido para a estruturação de uma unidade hospitalar que torne os serviços mais próximos da população e melhore o funcionamento da rede.

Além da rede hospitalar, o secretário Waldson destacou a inclusão, no planejamento do Governo, da construção do Centro de Oncologia de Patos e de pelo menos seis Centros de Imagem no Estado (tomógrafo, mamógrafo, ultrassonografia e endoscópio). Há ainda, segundo ele, a elaboração de planejamento para construção de quatro Centros de Hemodiálise, um em cada Macro Regional de Saúde da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp