icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Justiça bloqueia contas da STTP

Contas foram bloqueadas para pagamento de multa no valor de R$ 1,7 milhão porque o órgão não teria combatido transporte clandestino.

Publicado em 09/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:47

As contas da Superintendência de Transportes Públicos do Município de Campina Grande (STTP) foram bloqueadas, ontem, para o pagamento judicial referente a multas no valor de R$ 1,7 milhão porque o órgão não teria combatido de forma efetiva o transporte clandestino de passageiros na cidade. A decisão foi prolatada pela juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Giovanna Leite Lisboa, que julgou procedente a ação do Ministério Público.

O superintendente da STTP, José Marques Filho, disse que a assessoria jurídica da instituição deverá recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para tentar desbloquear os recursos.

José Marques informou que foi pego de surpresa com o bloqueio. Ele revelou que as multas são oriundas de um processo ainda da gestão anterior, do ano de 2008, pelo não cumprimento da fiscalização e blitz dos transportes clandestinos.

O dirigente ainda enfatizou que o processo foi movido pelo Ministério Público e seguia sem o conhecimento da atual gestão municipal, que na tarde de ontem recebeu a comunicação da Fazenda Pública estadual.

Segundo Marques, a medida pode inviabilizar o total cumprimento dos serviços prestados à população pela autarquia, inclusive as obrigações patronais, como consignados, plano de saúde e INSS. “As medidas cabíveis, no entanto, serão adotadas”, prometeu.

TRIBUNAL
No final do ano passado, a Segunda Câmara Cível do TJPB manteve a sentença que determinou à STTP o combate ao transporte clandestino de passageiros, por veículos não licenciados para este fim. Com relatoria do desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, a decisão reforçou que a STTP deve cumprir as atribuições de autuar, aplicar multa e apreender veículos que realizem o transporte irregular.

No voto, o desembargador ressaltou que a matéria tinha relevante importância social. “A permanência da ilegalidade no transporte remunerado de passageiros prejudica tanto o direito das empresas regularmente cadastradas e autorizadas, em virtude da notória concorrência desleal; como o Estado, em decorrência do não recolhimento dos tributos devidos; e ainda, afeta a vida dos cidadãos que se utilizam deste meio, por não lhes oferecer a segurança necessária”, argumentou.

O desembargador Oswaldo Trigueiro também citou a Lei Municipal nº 2.783/93, que impõe à STTP a fiscalização e o controle de todas as modalidades de transporte no trânsito, tráfego e sistema viário do município de Campina Grande. “Logo, é indubitável que compete à STTP, na qualidade de autarquia municipal, exercer o poder de polícia nos moldes determinados na sentença sob reexame”, complementou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp