TECNOLOGIA
Chega em João Pessoa o serviço de ligações em “voz sobre voz”
Previsão é que nos próximos meses o Vivo Direto seja lançado para o público pessoa-física. Neste caso ele é habilitado junto aos planos pós-pagos.
Publicado em 22/07/2011 às 12:16
Da Redação
A operadora Vivo lançou nesta sexta-feira (22), em apresentação no Hotel Village, o serviço “Vivo Direto”, que traz para empresas paraibanas o sistema “Push-To-Talk”. Também conhecido como “voz sobre voz”, o sistema "PTT" já tem como referência no Brasil a operadora Nextel, com alcance ainda restrito às regiões Sul e Sudeste, em 400 municípios. A Vivo garante que sua oferta atinge toda a malha atual da operadora, que passa dos 3.600 municípios em todo Brasil, incluindo aproximadamente 50 cidades na Paraíba.
Na Paraíba, inicialmente, o Vivo Direto será oferecido apenas em opções corporativas e em Curitiba já vem funcionando desde o mês de junho. O sistema exige aparelhos híbridos, que permitem o uso de voz sobre voz. A oferta inicial da operadora apresenta os modelos Blackberry 9300, Alcatel OT-900 e Nokia 2710 - celulares que variam de smartphones a opções mais básicas.
Entenda o serviço
O sistema traz novidades no uso da telefonia móvel e custo-benefício diferenciado do habitual. Paga-se uma tarifa mensal fixa (R$ 29,90) pela opção de conversar usando um botão lateral no aparelho que ativa a fala como num rádio walkie-talkie. As chamadas não tem limites interestaduais, sendo assim livres de tarifas de interurbano.
Ainda é possível escolher um “status”, como em serviços de chat. O aparelho mostra para seus contatos se você está em opção “disponível”, “indisponível”, “não perturbe”, etc. O sistema também permite conferências com até 7 pessoas, mensagens de alerta e o mais importante: não é necessário trocar o número atual para usar o PTT. Basta habilitar a opção na operadora que ele funcionará junto às ligações normais e até do serviço 3G.
A previsão é que nos próximos meses o Vivo Direto seja lançado para o público pessoa-física. Neste caso ele é habilitado junto aos planos pós-pagos.
Para empresas
O objetivo do Push-to-Talk é baratear o custo de operações de alto consumo, como em aeroportos, frotas de táxi, indústrias, lojas de departamento, oferecendo algo de melhor qualidade que os rádios walkie-talkie. Para o usuário pessoa-física é uma boa opção nos casos de ligações interurbanas ou se o serviço for intercalado com pacotes que não aumentem demais o custo final.
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