POLÍTICA
Petista apresenta metas dos 100 dias
Prioridade, segundo Cartaxo, serão áreas básicas como saúde e educação, mas a reforma do Parque Sólon de Lucena receberá atenção.
Publicado em 03/01/2013 às 6:00
Após a posse dos novos auxiliares, o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, apresentou o planejamento dos primeiros 100 dias de gestão. A prioridade, segundo ele, serão áreas básicas como saúde e educação, mas a reforma do Parque Sólon de Lucena – a Lagoa – receberá toda atenção. “Conseguimos empenhar R$ 30 milhões junto ao Ministério das Cidades e vamos nos dedicar para resgatar a finalidade de parque. A Lagoa é nosso cartão-postal”, revelou. O fomento à microeconomia em 13 bairros da capital e ações para facilitar a mobilidade urbana também estão entre as prioridades. “Com planejamento, organização e determinação, conseguiremos atingir nossas metas”, assegurou Cartaxo.
O prefeito deu destaque para o Programa de Aceleração do Desenvolvimento em 13 bairros mais carentes, que vai implantar ações e projetos voltados para novos negócios ou atividades econômicas em 13 bairros. “Inicialmente, vamos trabalhar em três bairros. No projeto, vamos investir R$ 10 milhões em recursos próprios”, informou.
Para a saúde, segundo Cartaxo, serão realizados mutirões com equipe de médicos e auxiliares da saúde, que serão realizados à noite e nos finais de semana para reduzir a fila de espera dos pacientes que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas e geral. “Hoje são mais de 1.500 represados, aguardando pela cirurgia. Vamos acionar a equipe da rede hospitalar municipal para reduzir esse número”, anunciou.
O novo secretário de Saúde, Lindemberg Medeiros, destacou também como prioridade a conclusão das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) iniciadas na gestão do ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), bem como o início do processo para iniciar outras duas. “A curto prazo, vamos entrar em contato com o governo do Estado para a gente pensar no enfrentamento da emergência do Trauma. Outra é fazer um estudo administrativo e financeiro junto à secretaria. É fundamental não só para reorganizar a equipe, como também para pensar em um planejamento ascendente junto à cidade de João Pessoa”, disse.
Na educação, Cartaxo anunciou que deve dar início na próxima semana ao Projeto Conexão Escola. Serão realizados cursos presenciais e a distância para comunidades de baixa renda e na rede pública de ensino. Ainda na área da educação, o novo prefeito voltou a garantir concurso com 1.300 vagas na Educação e passe livre nos ônibus para os alunos já no início do ano letivo e a reforma de 50 escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) que precisam de reparos emergenciais antes do começo das aulas.
Na habitação, Cartaxo anunciou a conclusão e entrega de mil unidades habitacionais que foram iniciadas pelo prefeito Luciano Agra. “Além disso, vamos contratar e iniciar a execução da obra para outras 2.400 unidades habitacionais e iniciar o projeto para 4 mil novos imóveis. Estamos acelerando para cumprir nos próximos quatro anos o objetivo de 13 mil unidades prometidas na campanha”, afirmou.
Comentários