icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Muriçoquinhas' contra o abuso sexual infantil

Combate ao abuso e a exploração sexual infantil, será o tema do desfile do bloco infantil 'Muriçoquinhas' nas prévias de carnaval.

Publicado em 10/01/2013 às 6:00


O maior bloco infantil das prévias de Carnaval, em João Pessoa, Muriçoquinhas, desfilará no próximo dia 4 com o tema 'Chega de Silêncio: Disk 100', cujo objetivo é divulgar as campanhas contra abuso e a exploração sexual infantil, assim como o 0800 2827 969 para denúncias. O Muriçoquinhas trará, pela primeira vez, a ala das crianças com necessidades especiais abrindo o bloco. A novidade foi anunciada pelo diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, durante café da manhã de lançamento da campanha Carnaval 2013, realizado no Clube Cabo Branco, no bairro de mesmo nome.

De acordo com a diretora do bloco, Eliane Holanda, com a nova ala, a estimativa de público deve aumentar, em relação às outras edições, que 'arrastou' cerca de 350 mil foliões entre crianças, adolescentes e adultos. “Acreditamos que, com essa novidade, o nosso público passe para 400 a 500 mil pessoas de 0 a 90 anos.

Será uma ala linda, com cordão de isolamento para que essas crianças possam ficar seguras e confortáveis em suas cadeiras de rodas, ou conforme suas necessidades”, declarou.

Como em todos os anos anteriores, o bloco carnavalesco infantil escolhe um tema que ajude a divulgar a educar as crianças e demais foliões que participam do desfile. Para Eliane Holanda, apesar do tema deste ano ser forte, é preciso que a população tome conhecimento. “Queremos levantar o estandarte contra o abuso e exploração infantil para ajudar a mostrar às pessoas que os abusos devem ser denunciados. Essa é a bandeira que defendemos: educando através da folia”, disse.

Eliane Holanda informou que, tradicionalmente, o bloco traz no último trio artistas que apresentam as músicas de antigos carnavais para divulgar a cultura entre as novas gerações, e, nesta edição, o responsável pela animação será o cantor Tadeu Matias. Além dele, outros dois trios irão trazer as cantoras Gracinha Teles e Diana Miranda, na companhia do palhaço 'Pipi', que cantará músicas infantis. “É muito emocionante ver os pais com seus filhos brincando juntos e aproveitando de uma maneira saudável esses momentos de entrosamento”, comentou.

O bloco Muriçoquinhas terá concentração na Praça das Muriçocas, no bairro Miramar e os trios na avenida Epitácio Pessoa, a partir das 16h. O desfile fará uma homenagem aos artistas plásticos paraibanos, principalmente para os que já produziram estandarte do Muriçoquinhas, como Flávio Tavares, Fred Svendsen, Clóvis Junior, Sérgio de Oliveira, Régis Soares, Dadá Venceslau, Goretti Irineu, Rodrigues Lima, Marcos Pinto e Sayonara Brasil.

Segundo a diretora do bloco, durante todo o ano o bloco Muriçoquinhas atuou em parceria com a Casa Pequeno Davi, entidade que trabalha com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dos bairros do Róger e adjacências. O bloco também tem parceria com as ações do Ministério Público do Estado, onde a promotora Soraya Escorel é a madrinha do bloco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp