icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Conheça os benefícios da previdência privada através de entidades

Com apenas 31 anos de regulamentação, a modalidade de previdência privada brasileira já ocupa o oitavo lugar no sistema de previdência complementar do mundo.

Publicado em 01/08/2010 às 18:39

Marina Magalhães
Especial para o Jornal da Paraíba


Com apenas 31 anos de regulamentação, a modalidade de previdência privada brasileira já ocupa o oitavo lugar no sistema de previdência complementar do mundo, com 2,53 milhões de participantes e assistidos. O patrimônio de R$ 502 bilhões é fruto de três modalidades de planos: benefício definido, contribuição definida e variável, segundo dados da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Desde 2003, oito categorias paraibanas de classe descobriram o filão da previdência associativa e passaram a oferecer segurança na medida para cada categoria profissional.

O economista Cláudio Rocha explica que o fenômeno vem crescendo, porque a previdência oficial está falida. “Os trabalhadores, principalmente as pessoas autônomas, como advogados, engenheiros, só mantêm a previdência oficial para se acobertar e se aposentar no futuro, mas constroem paralelamente o seu patrimônio por conta própria. A previdência privada, dessa forma, funcionará como uma renda complementar”, afirma.

A região Nordeste é a terceira região do país em quantidade de planos de previdência privada, com 35 planos inscritos junto ao Ministério da Previdência. Em primeiro lugar está o Sudeste, com 237, seguido pelo Sul, com 61. Logo atrás do Nordeste vem a região Centro-Oeste, com 30 planos, e a região Norte, com apenas quatro. Na Paraíba, pelo menos seis categorias profissionais possuem planos inscritos no Ministério da Previdência.

“Além de possíveis benefícios fiscais e isenção de taxas, uma das grandes vantagens desses planos é que, em algumas empresas, o empregado entra com uma parcela e a empresa assume o restante, mas isso varia de acordo com cada companhia”, avalia o economista. “Outra diferença entre a previência oficial e a privada é que na primeira o valor da sua contribuição vai para o bolão, uma massa de recursos utilizadas para pagar todas as aposentadrias, enquanto na privada você contribui para você mesmo, é individualizada”.

Mais um ponto a favor dos planos privados é que todas as contribuições pagas podem ser aplicadas em fundos de investimento, que podem ser de renda fixa ou parcialmente destinados à bolsa de valores. “Quanto mais dinheiro, mais rende e a aposentadoria vai aumentando. Na previdência oficial não se aplica nada”, compara Cláudio Rocha.

Benefícios atraem os profissionais

Os benefícios das previdências privadas levaram a advogada Ana Helena Portela, de 36 anos, a começar a investir nessa modalidade de investimento. Ela continua pagando o Instituto Nacional do Seguro Social, mas também optou pela previdência privada. “Eu pago por mês determinado valor, como R$ 150”, disse.

As categorias que têm o plano são a OABPrev, dos associados da Ordem dos Advogados do Brasil; Mútua, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; Cooperados da Unimed; Sebrae Previdência, dos trabalhadores do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba; Portus, dos funcionários da Companhia Docas da Paraíba; GEAPPrevidência, dos associados da Universidade Federal da Paraíba e Federal de Campina Grande; BB Previdência, dos funcionários da Energisa Borborema, e Funasa, também da Energisa, com três modalidades: Benefício Definido, Plano Saldado Funasa e Plano de Benefícios PDC Funasa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp