icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Escolas públicas se conectam

Unidades de ensino adotam notebooks e tablets para estimular o aprendizado do aluno com tecnologia de ponta e acesso à internet.

Publicado em 30/03/2014 às 8:00

A sala de aula se tornou mais prazerosa para os alunos que já usam a tecnologia como ferramenta de estudo nas escolas públicas da Paraíba. Os computadores, por exemplo, se tornaram equipamentos essenciais, que podem estimular a criatividade de crianças e adolescentes na hora do aprendizado.

Através de artifícios como jogos e internet, os alunos vão aprendendo e se tornando pessoas críticas, capazes de interpretar os exercícios e conseguir superar os desafios.

Hoje, escolas estaduais e municipais paraibanas começam a acompanhar a geração digital e equipamentos como tablets e netbooks já fazem parte de suas atividades diárias.

Logo na primeira fila de carteiras está sentado o aluno Josué Ferreira Júnior, de 13 anos. Ele é estudante do 9º ano da Escola Municipal Rotary Francisco Brasileiro, localizada no bairro de Santa Terezinha, em Campina Grande, única do município desenvolvendo o programa Um Computador por Aluno (UCA) do governo federal, que tem como objetivo ser um projeto educacional para a inclusão digital.

O adolescente contou que desde que o projeto foi iniciado, no ano passado, conseguiu aumentar o seu conhecimento, especialmente em matérias consideradas mais difíceis, como Matemática.

“Eu sentia mais dificuldade em aprender a disciplina, mas depois que nós começamos a estudar com a ajuda do computador, através de jogos eletrônicos, por exemplo, eu consegui entender e as aulas se tornaram mais fáceis”, disse.


O professor de Matemática da escola, João Eudes Soares, disse que os equipamentos ajudam os estudantes a interagir e são recebidos como um desafio a ser superado.

“A utilização de ferramentas digitais é um caminho sem volta.

Especialmente para esses jovens da escola pública, muitos sem esse acesso em casa, a tecnologia tem se tornado uma porta de entrada, inclusive para o futuro, quando eles precisarem se inserir no mercado de trabalho”, informou.
Conforme a diretora da escola, Maria de Lourdes Ferreira, não são apenas os alunos que aprendem, mas também os pais.

“Nós oferecemos um curso para os pais, para que também possam ajudar seus filhos nos exercícios escolares”, disse.

A estudante Victoria Emily Soares, de 14 anos, disse que a mãe foi uma das contempladas com o curso e hoje, as duas também aprendem juntas em casa. “Em casa eu não tenho acesso à internet, mas minha mãe acha muito importante que eu aprenda a manusear o computador, e estamos sempre treinando e aprendendo mais sobre o equipamento”, contou.

Na Paraíba, existem oito escolas com o programa UCA, seis delas da rede estadual. O gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação do Estado, Dario Gomes, informou que os alunos têm aulas com os netbooks, que ficam armazenados nas escolas, e também podem ser levados pelo aluno para casa, para a realização de atividades escolares. Ele explicou que além do programa, 239 escolas estaduais utilizam ferramentas tecnológicas em sala de aula, como datashow, vídeos e tablets.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp