ECONOMIA
Governo precisa estimular a economia
Resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que giravam em torno de 0,5. A taxa de investimento recuou para 18,7% do PIB.
Publicado em 02/06/2012 às 6:00
Economistas avaliaram como preocupante o baixo nível de investimento registrado na divulgação do PIB do primeiro trimestre. O resultado (alta de 0,2%) ficou abaixo das expectativas do mercado, que giravam em torno de 0,5. A taxa de investimento recuou para 18,7% do PIB no primeiro trimestre, o menor nível desde os três primeiros meses de 2009 (17%).
Para Jason Vieira, da Cruzeiro do Sul Corretora, a queda acentuada no nível do investimento, que já ocorria desde o terceiro trimestre de 2011, explica parte da desaceleração atual e aponta para uma piora da economia nos próximos meses."A queda dos investimentos triplicou [passou de -0,6% no quarto trimestre de 2011 para recuo de 1,8% no primeiro trimestre deste ano]. Isso é péssimo porque representa um grande medo do setor produtivo." Na opinião de Vieira, o governo precisa rever as medidas pontuais de estímulo que vem adotando.
Segundo ele, já é possível prever uma piora no resultado deste ano. "Deve ser ainda pior para a indústria do que foi o ano passado, que foi muito ruim. Outro lado é o consumidor que teve os gastos estacionados [em 1% no trimestre]. Esses dados mostram que o governo tem de fazer mais do que só cortar juros. Isso não resolve."
Comentários