icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara de João Pessoa aprova LDO 2016 com 109 emendas

Documento sugeriu contingenciamento das despesas de João Pessoa e nenhuma proposta dos parlamentaresfoi descartada.

Publicado em 17/06/2015 às 15:26

Nenhuma das 109 emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício 2016 apresentadas e discutidas pelos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi rejeitada. Foram 106 apresentadas pelos parlamentares e três pelas Comissões Permanentes da Casa. Para 2016 o documento prevê uma receita total de R$ 2.653.851.000,00 e uma despesa total de R$ 2.549.092.000,00 para a capital.

“Aproveitamos todas as 109, sejam de vereadores ou das Comissões, o que nos possibilitou um relatório minucioso e com sugestões ao Executivo", comentou o relator da peça orçamentária, Benilton Lucena (PT).

O Projeto garantirá a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 e do Plano Plurianual (PPA) relativo ao período 2014 a 2017. A LDO tem a finalidade de orientar a elaboração do orçamento financeiro, objetivando as metas municipais, estabelecendo predefinições de objetivos a serem alcançados através de projetos e ações a serem desenvolvidos no próximo ano em todos os setores da administração pública municipal.

Outro intuito é que as despesas referentes às prioridades do Governo Municipal destinem recursos para a implementação de políticas públicas e de responsabilidade social para a população.

Cada vereador teve a possibilidade de sugerir até cinco emendas cada. O prazo final para apresentação das propostas ao relator da peça orçamentária foi prorrogado de 29 de maio para 3 de junho.

Agora, o PLDO 2016 segue para o Executivo e posterior sanção.

Principais metas

Entre as principais metas do Governo Municipal expostas por emendas no documento, constam investimentos em: construir, reformar e equipar Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Pronto Atendimento (UPA), escolas e creches; construção de habitações populares; calçamento em mais de 500 ruas da Capital; executar sistema de ciclovias; instalar o sistema de monitoramento por câmera em pontos de vulnerabilidade; implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); ações nas áreas da Cultura, literatura, música, audiovisual e artes cênicas; apoio às mulheres vítimas de violência; incentivar atividades de esporte e lazer; além de implementar políticas de arborização.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp