icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Brejo vive turismo de experiência

Nova modalidade oferece ao turista que visita a região a possibilidade de interagir com elementos da cultura local.

Publicado em 23/06/2012 às 6:00

Vivenciar o dia a dia da cidade, fazer parte da cultura e da gastronomia local. Os turistas que visitam a região do Brejo paraibano podem experimentar algumas sensações e roteiros que contemplam essa interatividade. O novo nicho do setor, o chamado turismo de experiência, estimula os empresários locais a inovar e incrementar os roteiros e passeios pela região. Esse novo mercado incrementa a economia local, gerando emprego e renda às populações dos municípios, aumenta a divulgação da cultura e tradição da região, além de oferecer novas oportunidades a quem visita a Paraíba.

“Iniciamos a estruturação do turismo de experiência pelo Brejo, nas cidades de Areia e Bananeiras. Vamos ainda estender as ações para João Pessoa e outros municípios do Litoral. Um dado importante é que a produção local, que gera negócios para a região, estará associada ao turismo”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. O turismo de experiência recebe apoio do Ministério do Turismo e do Sebrae.

Nas cidades de Areia e Bananeiras, que ficam a cerca de 120 km de João Pessoa, micro e pequenos empresários já estão investindo nesse tipo de turismo. Segundo Regina Amorim, o Sebrae identificou em Areia 30 atividades criativas e em Bananeiras, 17. Essas atividades estão ligadas ao turismo e envolvem gastronomia, artesanato, hospedagem, música, dentre outros.

Em março deste ano, os consultores em turismo Míriam Rocha e José Carlos Almeida, da Associação de Culturas Gerais (MG), em parceria com o Sebrae Paraíba capacitaram empreendedores do Brejo para que eles implementem ações inovadoras em seus negócios. Segundo Míriam, a criação de estratégias, captação de recursos e melhoria no atendimento ao cliente são elementos fundamentais para fazer crescer o próprio negócio e fidelizar o turista. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista irá querer experimentar”, explicou Míriam.

A doceira Esther Vilar, que produz mais de 70 tipos de doces, no engenho Laranjeiras, em Areia, vai propiciar ao turista a experiência de ver o produto sendo feito, sentir o cheiro e até mexer o tacho. Na Casa do Doce, que Esther está concluindo neste mês de junho, o visitante terá todas essas sensações, poderá comer o doce no local e ainda levá-lo para sua cidade.

Todas as receitas são de Esther e de sua família, feitas artesanalmente, no fogão a lenha. “Não uso conservantes, nem apresso o cozimento. Faço o doce como nossas avós faziam e por isso ele é tão gostoso”, disse a doceira.

A empresária Sueli Maia também iniciou o seu empreendimento a partir de um ofício que praticava desde os sete anos de idade, o artesanato. Há mais de vinte anos, no entanto, deixou sua vocação de lado e foi ser professora em João Pessoa. Mas ano passado, voltou a sua cidade natal, Areia, e recentemente inaugurou o “Café com Retalhos” e o “Ateliê da Salyla”.

Com o seu talento e as dicas dos consultores de Minas Gerais, Sueli oferece serviços e produtos diferenciados. Quem visita o ateliê pode sair de lá com o souvenir produzido por ele mesmo. A artesã, além de vender as mais de 80 peças diferentes que produz com retalhos, oferece uma oficina de artesanato aos turistas e ensina como faz sua arte.

O turista, além de vivenciar o trabalho artístico, pode degustar os cafés, bolos e doces produzidos a partir do livro de receitas da avó de Sueli. “Buscamos nossas raízes, aperfeiçoamos e oferecemos aos nossos clientes um produto diferenciado, apesar de ser simples”, disse a empreendedora.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp