CULTURA
Estórias bem contadas
Espetáculo Musical 'Estórias', da companhia Engenho Imaginário, é encenado no Teatro Santa Roza.
Publicado em 13/10/2012 às 6:00
Ainda no embalo do Dia das Crianças, a garotada tem opções de espetáculos teatrais destinadas para ela neste final de semana de feriadão. Um deles é o musical Estórias, da companhia Engenho Imaginário, que apresenta ao público, no palco, contos da tradição oral nordestina.
O espetáculo tem direção de Guilherme Schulze, professor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, e texto de Valeska Picado, e é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).
Será encenado hoje e amanhã, às 17h, no Teatro Santa Roza.
O texto foi construído com base em pesquisas realizadas pelo Núcleo de Documentação da Cultura Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuppo/UFPB) e pelo pesquisador e dramaturgo Altimar Pimentel (1936 - 2008).
“O Nuppo tem um dos maiores acervos de narradores populares do Brasil. O grupo tem o relato de vários contadores de histórias gravados em fita. Selecionamos os que falavam sobre coragem e o tema da proposta é esse”, explicou a autora do texto, Valeska Picado, que promete muita brincadeira e diversão durante o musical.
A peça de 45 minutos de duração mostra as aventuras de quatro heróis: a princesa, o grilo, João e Leonor, que demonstram coragem enfrentando diferentes desafios.
No final do espetáculo, a plateia tem a oportunidade de participar de um debate sobre a temática da peça e, em seguida, é convidada a escolher qual dos quatro heróis é o mais corajoso.
“Só tem coragem quem tem medo. A ideia é mexer com esse conceito com as crianças, que medo é uma coisa normal”, disse Valeska.
O texto do espetáculo musical costura referências ao romance A Donzela Guerreira, narrado por Elisabeth Ferreira da Silva, conhecida como Tia Beta (Cabedelo); no conto ‘A Princesa Caçula’, narrado por Maria Palmeira da Nóbrega (Patos); no cordel A Intriga do Grilo com o Leão, de Biu Pereira (Missão Velha/CE) e no conto ‘O Valente João’, narrado por Manoel Domingos Pereira (Mogeiro). Todas as narrativas foram colhidas por pesquisadores do Nuppo/UFPB.
Entradas para o espetáculo são vendidas na bilheteria do teatro Santa Roza por R$10 (inteira) e R$5 (meia).
Comentários