icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Estórias bem contadas

Espetáculo Musical 'Estórias', da companhia Engenho Imaginário, é encenado no Teatro Santa Roza.

Publicado em 13/10/2012 às 6:00


Ainda no embalo do Dia das Crianças, a garotada tem opções de espetáculos teatrais destinadas para ela neste final de semana de feriadão. Um deles é o musical Estórias, da companhia Engenho Imaginário, que apresenta ao público, no palco, contos da tradição oral nordestina.

O espetáculo tem direção de Guilherme Schulze, professor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, e texto de Valeska Picado, e é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Será encenado hoje e amanhã, às 17h, no Teatro Santa Roza.

O texto foi construído com base em pesquisas realizadas pelo Núcleo de Documentação da Cultura Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuppo/UFPB) e pelo pesquisador e dramaturgo Altimar Pimentel (1936 - 2008).

“O Nuppo tem um dos maiores acervos de narradores populares do Brasil. O grupo tem o relato de vários contadores de histórias gravados em fita. Selecionamos os que falavam sobre coragem e o tema da proposta é esse”, explicou a autora do texto, Valeska Picado, que promete muita brincadeira e diversão durante o musical.

A peça de 45 minutos de duração mostra as aventuras de quatro heróis: a princesa, o grilo, João e Leonor, que demonstram coragem enfrentando diferentes desafios.

No final do espetáculo, a plateia tem a oportunidade de participar de um debate sobre a temática da peça e, em seguida, é convidada a escolher qual dos quatro heróis é o mais corajoso.

“Só tem coragem quem tem medo. A ideia é mexer com esse conceito com as crianças, que medo é uma coisa normal”, disse Valeska.

O texto do espetáculo musical costura referências ao romance A Donzela Guerreira, narrado por Elisabeth Ferreira da Silva, conhecida como Tia Beta (Cabedelo); no conto ‘A Princesa Caçula’, narrado por Maria Palmeira da Nóbrega (Patos); no cordel A Intriga do Grilo com o Leão, de Biu Pereira (Missão Velha/CE) e no conto ‘O Valente João’, narrado por Manoel Domingos Pereira (Mogeiro). Todas as narrativas foram colhidas por pesquisadores do Nuppo/UFPB.

Entradas para o espetáculo são vendidas na bilheteria do teatro Santa Roza por R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp