icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MPPB apreende trinta motos realizando transporte ilegal

Objetivo das ações é combater o transporte clandestino em Campina Grande.

Publicado em 21/08/2014 às 15:23

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), órgãos de trânsito e a Polícia Militar estão realizando constrantes blitzes em Campina Grande para combater o transporte ilegal de passageiros, principalmente o realizado por mototáxi. Em duas fiscalizações realizadas até o momento, foram apreendidas cerca de 30 motos que faziam o transporte ilegal de passageiros na cidade. A maioria dos condutores foi autuada e levada à delegacia para fazer o termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

A realização de blitzes periódicas e itinerantes em Campina Grande foi deliberada em audiência promovida, no último dia 13 de agosto, pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) e Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão com representantes da Superintendência de Trânsito e Transportes Público do Município (STTP), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Polícia Militar (PM) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans).

Segundo o promotor de Justiça Marcus Leite, o transporte clandestino de passageiros repercute, inclusive, no aumento da criminalidade no município. "A atividade clandestina de mototáxi vem contribuindo assustadoramente para o aumento da criminalidade em Campina. Muitos são flagrados portando ilegalmente arma de fogo, assaltando, nas chamadas 'saidinhas de bancos'", explicou.

O promotor acrescentou que a atividade é regulamentada pela Lei 12.009/2009, onde estabelece diversos requisitos para o seu exercício. Os mototaxistas clandestinos são constantemente flagrados em desacordo com a lei, incorrendo na contravenção do artigo 47, da Lei das Contravenções Penais, que é o exercício ilegal de profissão", explicou.

No próximo dia 24 de setembro, será realizada uma nova audiência com os órgãos de fiscalização para avaliar os resultados dessas fiscalizações.

Regulamentação

O transporte de passageiros (inclusive o realizado por mototáxi, motofrete e motoboy) é regulamentado pela Lei Federal 12.009/2009, que estabelece diversos requisitos para o seu exercício.

Conforme explicou o promotor de Justiça Marcus Leite, embora o artigo 22 da Constituição Federal de 1988 estabeleça que legislar em matéria de trânsito e transporte seja uma competência privativa da União, o artigo 30 da mesma Constituição Federal diz que compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local, suplementar a legislação federal e a estadual no que couber e organizar, prestar (diretamente ou sob regime de concessão ou permissão) os serviços públicos, incluindo o de transporte coletivo. “Com essas blitzes o que se pretende é autuar os mototaxistas em atividade ilegal que são flagrados em desacordo com a Lei Federal e a Lei Municipal 3.768/99 e o Decreto Municipal 2.827/2000, que regulamentam a atividade de mototáxi em Campina, com base na lei federal”, destacou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp