VAMOS TRABALHAR
Nomes estranhos dominam novas atividades na internet
Saiba o que é um desk researcher, entre outros.
Publicado em 24/10/2010 às 8:00
Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba
Carreiras como consultores de post ou analista de redes sociais; pesquisadora profissional, também chamada de desk researcher; empreendedora virtual, netweaver e webdesigner podem soar até estranho para quem está fora desse mercado. Mas quem tem algum interesse na área, sabe bem o que essas expressões significam.
Para trabalhar nesse setor, especialmente quando o trabalho envolver comunicação e relacionamento, a dica é estar ligado em tendências de consumo, ser muito curioso, ter referências de liguagens e afins.
“Um bom profissional de internet é pró-ativo e procura sempre buscar referências sobre o que está acontecendo no mundo”, acrescenta Juarez Batista, proprietário da agência Qualitare em João Pessoa. Com a velocidade que as novidades surgem, quando o assunto é internet, pessoas com bom referencial e background são úteis para gerenciar crises, administrar situações em que grupos podem querer se vingar de marcas ou empresas ou mesmo evitar que uma notícia falsa seja postada em um portal.
Distinções
Uma das profissões que está recebendo incrementos no âmbito da formação acadêmica é analista de redes sociais. O nome é usado por analistas de mídias sociais, no entanto, as terminologias têm significados distintos. A diferença é a seguinte: analista de redes sociais é o profissional que trabalha com estudos de sociologia, ligado a redes, conexões entre atores sociais, dinâmicas de comunidades, sejam elas online ou off-line. Ou seja, a pessoa pode analisar desde comportamento de uma vila até uma comunidade no Orkut.
Enquanto que o analista de mídias sociais é a pessoa que estuda, especificamente, dinâmicas de redes sociais na internet, para transmitir a planejadores como montar ações publicitárias ou de comunicação jornalística, por exemplo, em espaços como Twitter, Orkut, Facebook.
O chamado netweaver é semelhante ao analista de redes sociais. Já o empreendedor virtual não chega a ser uma profissão, mas uma condição, dizem os especialistas. Quem inicia negócios online pode ser considerado assim, já que os caminhos trilhados para empreendedorismo na internet têm suas especificidades. Geralmente ele precisará dos serviços de um consultor/analista de mídias sociais, e-commerce, ou outro, para entender quais os rumos a trilhar na internet.
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