POLÍTICA
Presidentes de TJs se reúnem em João Pessoa
Encontro faz parte das comemorações dos 120 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Publicado em 13/10/2011 às 6:30
A programação de abertura do ‘89º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil’, com a presença de representantes das Cortes de Justiça de todo o país, vai marcar também as festividades comemorativas aos 120 anos de instalação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), fechando a quinta etapa do cronograma de atividades e eventos que começou no início do semestre passado. O ato solene acontece às 17h de hoje, no Auditório Wilson Pessoa da Cunha, anexo do Palácio da Justiça.
A solenidade começa com a exibição de um vídeo especial sobre as dependências do Palácio da Justiça. Em seguida haverá os pronunciamentos do desembargador Marcus Faver, presidente da Comissão Executiva, abrindo oficialmente o ‘89º Encontro Nacional do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais de Justiça’, e do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do TJPB.
Como parte das atividades da Comissão, será lançada a edição especial e histórica da Revista do Foro, comemorativa aos 120 anos de instalação do Tribunal de Justiça.
É um trabalho minucioso, elaborado com a contribuição de 15 ensaios escritos por desembargadores da ativa e aposentados. Ainda o livro ‘Poder Judiciário: História da Comarca de Mamanguape’, de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Trata-se de uma pesquisa histórica e, segundo o historiador Humberto Melo, na apresentação do trabalho, “...Reconstituí a evolução do Judiciário mamanguapense”, a partir de sua criação, a relação dos juízes e demais operadores do direito.
“Nos relata um processo, longo e rumoroso, selecionado entre muitos que por lá tramitaram, como um dos mais representativos”, diz ele.
Após a solenidade, os membros do Colégio Permanente, magistrados e demais autoridades presentes ao evento visitam o Memorial nas dependências do Palácio da Justiça. Na oportunidade, será feita a aposição da placa e do quadro especial comemorativo aos 120 anos de instalação do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Comentários