POLÍTICA
Benjamin se reúne com ministro e cobra ampliação do Samu na PB
Segundo deputado federal, o serviço começou a ser regionalizado há cerca de um ano e até agora essa ampliação não foi concluída.
Publicado em 31/08/2011 às 15:10
Da Redação
Com Assessoria
O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB) se encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para denunciar a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Paraíba. Segundo ele, o serviço começou a ser regionalizado há cerca de um ano, mas isso não foi concluído.
Segundo Benjamin, em outubro de 2010 os municípios de Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçaras, Cacimba de Dentro, Casserengue, Guarabira e Solânea, entre outros, receberam ambulâncias do Ministério da Saúde (MS) e realizaram as obras físicas necessárias para a instalação das bases de atendimento do SAMU, como parte do processo de regionalização do serviço, conforme definiu o MS.
Nesse mesmo período, caberia a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizar a ampliação da cobertura da Central de Regulação do SAMU, de forma a permitir que a central de atendimento da capital obtivesse condições de receber os chamados de emergência e redistribuí-los para as novas bases operacionais do SAMU, o que, de acordo com o parlamentar ainda não aconteceu.
Segundo Maranhão, o ministro Padilha informou que foram disponibilizados R$ 150 mil para a ampliação da Central de João Pessoa e, agora, o Ministério solicitará esclarecimentos quanto à demora na ampliação.
Comentários