ECONOMIA
Supermercados têm alta de 6,7% no 1º trimestre
Índice é o dobro do nacional (3,53%) divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Publicado em 28/05/2013 às 8:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07
O faturamento dos empresários do ramo de supermercados e mercadinhos da Grande João Pessoa apresentou crescimento real de 6,74% no acumulado do primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Fecomércio (Ifep). O índice é o dobro do nacional (3,53%) divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Já em março, as vendas nos supermercados e mercadinhos na Grande João Pessoa registraram desaceleração, apresentando elevação de apenas 2,14% sobre o mesmo o período do ano passado. A alta da inflação sobre os alimentos no primeiro trimestre aferida nos itens da cesta básica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) pesou no bolso das famílias, influenciando para baixo o volume de vendas no setor, no encerramento do primeiro trimestre.
Até fevereiro, o setor acumulava 9,7% de alta na Grande João Pessoa. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente da Rede Paraíba de Supermercados, Fábio Cabral, afirmou que é visível o crescimento nas vendas dos supermercados no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013. “Já percebemos a alta do faturamento nos primeiros três meses deste ano. Vemos que o pessoal está com maior poder de compra. Produtos que antes não tinham muita saída, consideradas como supérfluo, agora estão tende mais saída como molhos finos. Isso quer dizer que o poder aquisitivo do paraibano está melhorando”, frisou Fábio Cabral.
No Brasil, as vendas reais do setor supermercadista no mês de março de 2013 subiram 9,65% em relação a março de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras. Em comparação com o mês de fevereiro deste ano, houve um crescimento real de 19,26%. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas do setor supermercadista registraram crescimento real de 3,53 %, na comparação com igual período de 2012.
Em valores nominais, o Índice Nacional de Vendas da Abras apresentou crescimento de 19,82% em março em relação a fevereiro de 2013 e alta de 16,92% quando comparado a fevereiro de 2012. O acumulado nominal, no trimestre, chega a 10,17%.
De acordo com o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, a alta nas vendas ocorridas no período da Páscoa, considerado pelo setor o segundo melhor momento em venda do ano, permitiram o bom desempenho do indicador de vendas para o mês de março.
"Que se beneficia também do efeito deslocamento de data, pois no ano passado a Páscoa caiu na primeira semana de abril.
Apesar da questão de sazonalidade, estimamos que os resultados continuem positivos e com tendência de estabilização deste patamar no decorrer do ano", ressalta Milan.
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