POLÍTICA
Conflito entre situação e oposição mantém matérias travadas na AL
Governo tentou destravar pauta de votação na Assembleia.Mas, pela terceira semana consecutiva os oposicionistas voltaram a quebrar o quórum e impediram a análise de matérias.
Publicado em 14/06/2011 às 12:00
Jhonathan Oliveira
A bancada de apoio ao Governo do Estado tentou destravar a pauta de votações na Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (14), mas, pela terceira semana consecutiva, os oposicionistas voltaram a quebrar o quórum e impediram a análise de matérias na Casa de Epitácio Pessoa.
Os governistas fizeram um esforço e levaram um grande número de deputados ao plenário na sessão de hoje. O Governo tem 21 deputados e para que seja aberta votação é preciso que ao menos 19 estejam na Assembleia. Só que no momento da votação apenas 18 estavan no Plenário.
"O Governo precisa chamar a atenção de sua bancada para que ela compareça à Assembleia e possamos votar as matérias", disse em tom de protesto o deputado governista Branco Mendes.
Apesar da bancada oposicionista ter deixado o plenário, o deputado Raniery Paulino (PMDB) disse que a culpa de não haver votações é da bancada governista que não está comparecendo à Assembleia. "Esse movimento de esvaziamento do Plenário não é da oposição, sempre foi do bancada governista. Eles têm maioria e podem abrir votação sem a presença da nossa bancada", afirmou.
Já o deputado João Gonçalves(PSDB) disse que a questão não é de situção e oposição e sim de compromisso com o mandato."Os deputados precisam ter compromisso e vim trabalhar", afirmou o tucano que também é corregedor da Assembleia.
Enquanto os deputados não entram em acordo, as matérias seguem se acumulando na Assembleia. Apenas na reunião da Comissão de Constituição e Justiça foram aprovados 15 projetos que ja estão prontos para serem votados em plenário. Vale lembrar também que o recesso parlamentar tem início no próximo dia 20 de junho.
Comentários