VIDA URBANA
Educação ambiental além da universidade
Estudantes têm a oportunidade de aliar o conteúdo aprendido em sala de aula com experiências práticas em suas comunidades.
Publicado em 10/06/2012 às 8:00
O meio ambiente e a sustentabilidade estão em pauta. Com a proximidade da Rio +20, que acontece no Rio de Janeiro e envolve diversos países, as instituições federais de ensino estão desenvolvendo projetos relacionados ao tema. Estudantes têm a oportunidade de aliar o conteúdo aprendido em sala de aula com experiências práticas em suas comunidades.
O departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de projetos de extensão e matérias específicas de turismo e responsabilidade social, ensina na prática a importância da preservação e conservação de bens culturais.
São duas iniciativas: o 'Educazer' integra acadêmicos e alunos de ensino fundamental em atividades de lazer, com conteúdos aprendidos na escola e na universidade. O 'Serração', um projeto de extensão desenvolvido junto à comunidade do município de Quatro Barras (PR), tem o objetivo de despertar na comunidade a participação na divulgação e promoção do turismo. São organizadas oficinas para discutir temas relacionados às potencialidades locais.
Na opinião do coordenador, o professor doutor José Manoel Gândara, estas ações têm grande papel para que a pauta sobre o meio ambiente se fortaleça nas universidades. “Os alunos recebem de forma muito positiva os assuntos ligados à sustentabilidade. Cada vez mais eles têm consciência da importância do tema”, afirmou.
O Grupo de Pesquisa e Extensão em Turismo e Inclusão Social (TUris) da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF) também trabalha com ênfase no turismo sustentável.
Coordenado pelo professor Marcello Tomé, o grupo analisa o papel do turismo na conservação da natureza, na valorização do patrimônio cultural e na inclusão social por meio de pesquisas e ações conjuntas com a comunidade.
Pelo projeto 'Visitas e Viagens Técnicas', são organizadas visitas às unidades de conservação, como o Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional Itatiaia e Parque Estadual da Serra da Tiririca. (Da Ascom Turismo).
Comentários