icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara de Sousa ganhará mais cinco vereadores na próxima legislatura

Aumento de vagas na Casa Otacílio Gomes de Sá foi aprovado na última sessão, na sexta-feira (19). O número passa de 10 a 15 vereadores,

Publicado em 21/02/2011 às 8:44

George Wagner

A Câmara Municipal de Sousa aprovou em segundo turno a resolução que propôe mudança no regimento interno do legislativo e aumenta de 10 para 15 o número de vereadores da Casa Otacílio Gomes de Sá para a próxima legislatura.

A proposta foi aprovada pelos vereadores de situação Aldeone Abrantes (PTB), Odair José (PTB), Assis Estrela (PDT), Renato Soares (PDT), Dedé Veras (PSDB) e Cacá Gadelha (PMDB), com registro para a ausência do vereador Júnior de Nedimar (PMDB), único parlamentar a faltar na sessão de sexta.

Pelo bloco de oposição, os parlamentares Ananias Vieira (PMDB), Daniel Pinto (PMDB) e Denis Formiga (PMDB), homologaram a proposta.

Com a aprovação do projeto de resolução propondo modificação no regimento interno, a Câmara Municipal de Sousa já passará a oferecer nas eleições do próximo ano 15 vagas para serem disputadas pelo partidos políticos que poderão lançar em coligação ou em faixa própria trinta candidaturas a vereador, resguardando o espaço para 9 mulheres disputarem o pleito.

O presidente da Câmara Municipal de Sousa, Adilmar de Sá Gadelha (PMDB), destacou o pioneirismo do legislativo sousense e afirmou que o exemplo será seguido por vários outros municípios do Estado e do país que irão se adequar as regras aprovadas no ano passado pelo Congresso Nacional e pela própria justiça eleitoral.

Segundo o que foi aprovado em Brasília, cidades na faixa populacional de 50 a 80 mil habitantes passariam a contar com 15 vagas na câmara, o que garantiu o direito da cidade de Sousa de pleitear legalmente o aumento no número de parlamentares.

Segundo dados dos IBGE, o município de Sousa conta com quase 66 mil habitantes, enquadrando-se nos termos aprovados pela Câmara Federal e pelo senado, fato que não se repete com outros municípios da região que irão permanecer com o mesmo número de assentos no legislativo.

Cidades como Vieirópolis, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Aparecida, Santa Cruz e São Francisco, irão permanecer com 9 vereadores em suas câmaras municipais por que apresentam uma média populacional de cinco mil habitantes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp