POLÍTICA
Câmara de Sousa ganhará mais cinco vereadores na próxima legislatura
Aumento de vagas na Casa Otacílio Gomes de Sá foi aprovado na última sessão, na sexta-feira (19). O número passa de 10 a 15 vereadores,
Publicado em 21/02/2011 às 8:44
George Wagner
A Câmara Municipal de Sousa aprovou em segundo turno a resolução que propôe mudança no regimento interno do legislativo e aumenta de 10 para 15 o número de vereadores da Casa Otacílio Gomes de Sá para a próxima legislatura.
A proposta foi aprovada pelos vereadores de situação Aldeone Abrantes (PTB), Odair José (PTB), Assis Estrela (PDT), Renato Soares (PDT), Dedé Veras (PSDB) e Cacá Gadelha (PMDB), com registro para a ausência do vereador Júnior de Nedimar (PMDB), único parlamentar a faltar na sessão de sexta.
Pelo bloco de oposição, os parlamentares Ananias Vieira (PMDB), Daniel Pinto (PMDB) e Denis Formiga (PMDB), homologaram a proposta.
Com a aprovação do projeto de resolução propondo modificação no regimento interno, a Câmara Municipal de Sousa já passará a oferecer nas eleições do próximo ano 15 vagas para serem disputadas pelo partidos políticos que poderão lançar em coligação ou em faixa própria trinta candidaturas a vereador, resguardando o espaço para 9 mulheres disputarem o pleito.
O presidente da Câmara Municipal de Sousa, Adilmar de Sá Gadelha (PMDB), destacou o pioneirismo do legislativo sousense e afirmou que o exemplo será seguido por vários outros municípios do Estado e do país que irão se adequar as regras aprovadas no ano passado pelo Congresso Nacional e pela própria justiça eleitoral.
Segundo o que foi aprovado em Brasília, cidades na faixa populacional de 50 a 80 mil habitantes passariam a contar com 15 vagas na câmara, o que garantiu o direito da cidade de Sousa de pleitear legalmente o aumento no número de parlamentares.
Segundo dados dos IBGE, o município de Sousa conta com quase 66 mil habitantes, enquadrando-se nos termos aprovados pela Câmara Federal e pelo senado, fato que não se repete com outros municípios da região que irão permanecer com o mesmo número de assentos no legislativo.
Cidades como Vieirópolis, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada, Aparecida, Santa Cruz e São Francisco, irão permanecer com 9 vereadores em suas câmaras municipais por que apresentam uma média populacional de cinco mil habitantes.
Comentários