VIDA URBANA
Mais uma pessoa está isolada com suspeita de gripe suína na Capital
Jovem de 19 anos está em observação no isolamento domiciliar sob suspeita de ter contraído a doença durante uma viagem à Inglaterra, neste ano.
Publicado em 16/06/2009 às 9:01
Bartolomeu Honorato, do Jornal da Paraíba
A Paraíba registrou mais um caso suspeito de gripe suína. Uma jovem de 19 anos está em observação no isolamento domiciliar sob suspeita de ter contraído a doença durante uma viagem à Inglaterra, neste ano. No dia 1º desse mês, ela retornou a João Pessoa e começou a sentir dores de cabeça, tosse e coriza, que são os sintomas típicos causados pelo vírus.
Esse já é o quinto registro de suspeita da Influenza “A”. Outros quatro casos suspeitos foram indentificados, em 2009, no Estado. Contudo, nenhum deles foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a gerente de Respostas Rápidas da Secretaria de Saúde, Diana Pinto, a jovem foi levada ao médico no dia 2 de junho. No diagnóstico, ela apresentou o quadro de saúde que descreve a doença. A moça foi obrigada a ficar sob vigilância no isolamento familiar. Os profissionais de saúde também monitoram a saúde dos moradores da casa.
“Não podemos impedir que as pessoas cheguem à Paraíba, vindas de países com casos confirmados da doença. Mas estamos atuando para impedir a disseminação do vírus. A paciente está usando máscara cirúrgica e tomando medicamentos retrovirais”, explicou. Amanhã, a Secretaria de Saúde terá a resposta da análise do exame da jovem. O material coletado foi encaminhado ao Laboratório Chagas em Belém (PA).
A integrante da Comissão Estadual de Controle à Infecção Hospitalar, Helena Germóglio, disse que o vírus da gripe suína (H1N1) é transmitido através da secreção respiratória: tosse e saliva. Para evitar a contaminação, o correto é lavar sempre as mãos antes das refeições e depois de viagens. “O vírus fica encubado na pessoa durante sete dias. Depois desse período, surgem os sintomas, entre eles, cansaço e fadiga. O paciente pode ter uma gripe séria e que evolua para uma pneumonia, ocasionando a morte.
Influenza A atinge 35,9 mil pessoas em todo o mundo
A gripe suína - influenza A (H1N1)- atinge 35.928 pessoas em 76 países, de acordo com boletim divulgado ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São mais de 6 mil novos casos que os confirmados na última sexta-feira, data do último boletim da instituição, quando eram contabilizados 29.669 casos da doença.
O Marrocos entrou na lista de países atingidos e também Cisjordânia e Faixa de Gaza. Os territóriossão contabilizados como um país, o que explica o fato do número de países ter passado de 74 para 76. O maior número de casos está nos Estados Unidos (17.855), seguido do México (6.241) e do Canadá (2.978).
Comentários