ESPORTES
Apito paraibano vai virar o som da Copa
Réplica de apito indígena, idealizado por paraibano, foi aprovado e poderá ser comercializado com selo de produto oficial para a Copa do Brasil.
Publicado em 30/08/2012 às 6:00
O pedhuá, idealizado pelo empresário paraibano Alcedo Medeiros, foi aprovado pelo Ministério do Esporte como sendo parte do Plano de Promoção do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Assim, a réplica do apito indígena que foi inventado para ser o “som do Brasil na Copa” poderá ser comercializada com o selo de produto oficial para a Copa no Brasil.
Um total de 199 projetos foram apresentados para o Ministério do Esporte, mas apenas 48 foram aprovados. A seleção foi realizada em duas etapas de caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito.
“O selo atesta que o pedhuá é viável para promover a imagem do Brasil e se encaixa com o plano de promoção do Brasil na Copa do Mundo de 2014. É um objeto que tem potencial para surpreender, emocionar e encantar o mundo”, afirmou Alcedo Medeiros.
Alcedo refuta também a comparação de seu apito com a vuvuzela, que ficou famosa durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
“Este novo modelo de som para a Copa vai promover alegria, música e ritmo. Não barulho, como o instrumento sul-africano. O pedhuá é um instrumento com musicalidade. Nós brasileiros, que somos tão musicais, não poderíamos permitir que as vuvuzelas invadissem nossas torcidas”, desabafou.
O pedhuá, ainda segundo o paraibano, será confeccionado com uma mistura de resina plástica e resíduos de cana-de-açúcar e fibra de coco, o que daria respaldo de sustentabilidade e menos agressão à natureza tornando-o biodegradável. Ele será vendido ao preço médio de R$ 10,00 aos turistas que visitarem o país durante o evento esportivo.
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