icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Casamento entre primos

Juntos no disco 'Zulumbi', MC Rodrigo Brandão, guitarrista Lúcio Maia e DJ PG 'celebram casamento' do manguebeat com o hip hop.

Publicado em 02/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:31

"Eu acho que é tipo assim: os dois são primos, aí chegou uma hora que resolveram casar", brinca MC Rodrigo Brandão, referindo-se ao manguebeat e ao hip hop. A união que começou com Chico Science há exatos 20 anos foi sacramentada agora com Zulumbi (Radar Records, R$ 24,90), disco que reúne Brandão (Gorila Urbano e Mamelo Soundsystem), o guitarrista Lúcio Maia (Nação Zumbi, Maquinado e Almaz) e o DJ PG (Elo da Corrente).

Mais que um projeto paralelo e isolado, Zulumbi já está sendo encarado pelo trio como uma banda. "Todo mundo tem um outro trabalho, mas a gente tá enxergando isso como uma banda. Estamos fazendo shows, clipes e sonhando com a hora de gravar um segundo CD", diz o MC.

Segundo o porta-voz da turma, os três já se conhecem há muito tempo: "Eu participei do DVD da Nação (Propagando, de 2004) e eles dois participaram de todos os discos do Mamelo", explica. "Sempre rolou essa troca de energia bem natural, mas chegou uma hora que a gente disse: 'bem, chega de encontro pra lá e pra cá'. Resolvemos fazer um trabalho mesmo."

O Zulumbi vem do título da primeira das dez faixas inéditas do repertório. O batismo foi uma espécie de tréplica para 'Zumbi x zulu' (do álbum Rádio S.Amb.A., da Nação Zumbi) e 'Zulu zumbi' (do álbum Velha Guarda 22, da Mamelo Sound System). Brandão é ainda MC oficial da Zulu Nation (ONG fundada pelo DJ Afrika Bambaataa) no Brasil, o que também influenciou a escolha.

As canções têm a participação de parceiros como as cantoras Juçara Marçal e Anelis Assumpção, os jazzistas americano Rob Mazurek e Jason Adasiewicz, a rapper Yarah Bravo e os músicos Thiago França e Marcelo Cabral. "Eles trouxeram as cores que a gente não tinha dentro de nosso trabalho", justifica Brandão. "As participações foram pautadas, basicamente, em gente que a gente considerava apropriada, talentosa e que ou já tinha tocado com a gente ou tomado café na padaria, trocando ideia sobre o mundo."

O registro já largou com a faixa 'Babe vou bombar' como single da semana no iTunes brasileiro, disponível para download com link para a compra do álbum completo. "Tem gente hoje em dia que não escuta vinil nem CD", reflete Rodrigo Brandão, fazendo propaganda da plataforma. "Não só no Brasil, mas no mundo, o iTunes está para nós, músicos, como a banca para o jornalista."

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp