CULTURA
Casamento entre primos
Juntos no disco 'Zulumbi', MC Rodrigo Brandão, guitarrista Lúcio Maia e DJ PG 'celebram casamento' do manguebeat com o hip hop.
Publicado em 02/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:31
"Eu acho que é tipo assim: os dois são primos, aí chegou uma hora que resolveram casar", brinca MC Rodrigo Brandão, referindo-se ao manguebeat e ao hip hop. A união que começou com Chico Science há exatos 20 anos foi sacramentada agora com Zulumbi (Radar Records, R$ 24,90), disco que reúne Brandão (Gorila Urbano e Mamelo Soundsystem), o guitarrista Lúcio Maia (Nação Zumbi, Maquinado e Almaz) e o DJ PG (Elo da Corrente).
Mais que um projeto paralelo e isolado, Zulumbi já está sendo encarado pelo trio como uma banda. "Todo mundo tem um outro trabalho, mas a gente tá enxergando isso como uma banda. Estamos fazendo shows, clipes e sonhando com a hora de gravar um segundo CD", diz o MC.
Segundo o porta-voz da turma, os três já se conhecem há muito tempo: "Eu participei do DVD da Nação (Propagando, de 2004) e eles dois participaram de todos os discos do Mamelo", explica. "Sempre rolou essa troca de energia bem natural, mas chegou uma hora que a gente disse: 'bem, chega de encontro pra lá e pra cá'. Resolvemos fazer um trabalho mesmo."
O Zulumbi vem do título da primeira das dez faixas inéditas do repertório. O batismo foi uma espécie de tréplica para 'Zumbi x zulu' (do álbum Rádio S.Amb.A., da Nação Zumbi) e 'Zulu zumbi' (do álbum Velha Guarda 22, da Mamelo Sound System). Brandão é ainda MC oficial da Zulu Nation (ONG fundada pelo DJ Afrika Bambaataa) no Brasil, o que também influenciou a escolha.
As canções têm a participação de parceiros como as cantoras Juçara Marçal e Anelis Assumpção, os jazzistas americano Rob Mazurek e Jason Adasiewicz, a rapper Yarah Bravo e os músicos Thiago França e Marcelo Cabral. "Eles trouxeram as cores que a gente não tinha dentro de nosso trabalho", justifica Brandão. "As participações foram pautadas, basicamente, em gente que a gente considerava apropriada, talentosa e que ou já tinha tocado com a gente ou tomado café na padaria, trocando ideia sobre o mundo."
O registro já largou com a faixa 'Babe vou bombar' como single da semana no iTunes brasileiro, disponível para download com link para a compra do álbum completo. "Tem gente hoje em dia que não escuta vinil nem CD", reflete Rodrigo Brandão, fazendo propaganda da plataforma. "Não só no Brasil, mas no mundo, o iTunes está para nós, músicos, como a banca para o jornalista."
Comentários