icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa começa em outubro

Preocupação do secretário é tirar a Paraíba da Zona de Risco Desconhecida, para o status de risco médio e logo após o Estado alcance a área livre com vacinação.

Publicado em 24/09/2009 às 11:07

Da Secom-PB

A segunda etapa da campanha 2009, contra febre aftosa na Paraíba iniciará no dia 1º de outubro e se estende até o dia 31, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacinação é obrigatória em bovinos (Gado) e bubalina (búfalo) de todas as idades.

A Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Defesa Agropecuária, vem tomando todas as providências, sobretudo na divulgação, para que se consiga a adesão de todos os criadores de gado do Estado.

O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti Junior alerta que a vacinação “é uma exigência do mercado internacional”. Para ele, o empenho dos pecuaristas é muito importante "todos os bovinos e bubalinos do Estado deverão ser imunizados. A preocupação é tirar a Paraíba da Zona de Risco Desconhecida, para o status de risco médio e logo após o Estado alcance a área livre com vacinação”, disse.

A campanha vai acontecer durante todo o mês de outubro, como informou o gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa. Para que a campanha tenha êxito, a secretaria está em contato com os proprietários das lojas que vendem a vacina para que não deixem faltar o produto durante o período. “O criador tem de fazer a sua parte, mesmo porque a legislação estabelece multa a quem não vacinar”, comenta Jamir.

Ele explica que para qualquer movimentação do rebanho é obrigatória a Guia de Transporte Animal (GTA) e esta só será emitida se o produtor tiver realizada a notificação no prazo estabelecido.

Como adquirir a vacina

O produtor rural deve adquirir a vacina nas lojas agropecuárias, e depois de vacinar o rebanho, deve procurar, até o dia 10 de novembro, o escritório das Unidades Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) ou da Emater mais próximo da propriedade para fazer a notificação, através das notas fiscais, em quantidade compatível com seus rebanhos e informar a estratificação do rebanho, discriminado por idade e sexo.

Caso o produtor não declare, estará sujeito a multas e ter seus animais impedidos de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que atesta a sanidade dos animais e libera a exposição dos mesmos em eventos agropecuários.

Na 1ª Etapa da campanha de vacinação, ocorrida em abril de 2009 foram vacinados 1.016.255 bovinos e bubalinos o que representa 81,68 % do rebanho do Estado que é de 1.244.266 animais. Foi a primeira vez na história da Paraíba que a campanha de vacinação ultrapassou a um milhão de animais vacinados.

A Sedap objetiva chegar, nessa segunda fase, a 90% dos animais vacinados. "A nossa meta é vacinar, além desses um milhão e dezesseis mil e cento e vinte cinco bovinos, aquele 19% que faltou em maio", afirma o secretário Ruy Bezerra.

Febre Aftosa - é uma doença viral altamente contagiosa com rápida disseminação. A doença gera elevados prejuízos econômicos como o sacrifício do rebanho num raio 40 km, chamado de área perifocal (em um ciclo de10 km da área direita, 10 km da área esquerda, 10 km da área da frente e 10 km na área de trás) e a proibição da exportação da carne brasileira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp