VIDA URBANA
Campanha de vacinação contra Febre Aftosa começa em outubro
Preocupação do secretário é tirar a Paraíba da Zona de Risco Desconhecida, para o status de risco médio e logo após o Estado alcance a área livre com vacinação.
Publicado em 24/09/2009 às 11:07
Da Secom-PB
A segunda etapa da campanha 2009, contra febre aftosa na Paraíba iniciará no dia 1º de outubro e se estende até o dia 31, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacinação é obrigatória em bovinos (Gado) e bubalina (búfalo) de todas as idades.
A Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Defesa Agropecuária, vem tomando todas as providências, sobretudo na divulgação, para que se consiga a adesão de todos os criadores de gado do Estado.
O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti Junior alerta que a vacinação “é uma exigência do mercado internacional”. Para ele, o empenho dos pecuaristas é muito importante "todos os bovinos e bubalinos do Estado deverão ser imunizados. A preocupação é tirar a Paraíba da Zona de Risco Desconhecida, para o status de risco médio e logo após o Estado alcance a área livre com vacinação”, disse.
A campanha vai acontecer durante todo o mês de outubro, como informou o gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa. Para que a campanha tenha êxito, a secretaria está em contato com os proprietários das lojas que vendem a vacina para que não deixem faltar o produto durante o período. “O criador tem de fazer a sua parte, mesmo porque a legislação estabelece multa a quem não vacinar”, comenta Jamir.
Ele explica que para qualquer movimentação do rebanho é obrigatória a Guia de Transporte Animal (GTA) e esta só será emitida se o produtor tiver realizada a notificação no prazo estabelecido.
Como adquirir a vacina
O produtor rural deve adquirir a vacina nas lojas agropecuárias, e depois de vacinar o rebanho, deve procurar, até o dia 10 de novembro, o escritório das Unidades Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) ou da Emater mais próximo da propriedade para fazer a notificação, através das notas fiscais, em quantidade compatível com seus rebanhos e informar a estratificação do rebanho, discriminado por idade e sexo.
Caso o produtor não declare, estará sujeito a multas e ter seus animais impedidos de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que atesta a sanidade dos animais e libera a exposição dos mesmos em eventos agropecuários.
Na 1ª Etapa da campanha de vacinação, ocorrida em abril de 2009 foram vacinados 1.016.255 bovinos e bubalinos o que representa 81,68 % do rebanho do Estado que é de 1.244.266 animais. Foi a primeira vez na história da Paraíba que a campanha de vacinação ultrapassou a um milhão de animais vacinados.
A Sedap objetiva chegar, nessa segunda fase, a 90% dos animais vacinados. "A nossa meta é vacinar, além desses um milhão e dezesseis mil e cento e vinte cinco bovinos, aquele 19% que faltou em maio", afirma o secretário Ruy Bezerra.
Febre Aftosa - é uma doença viral altamente contagiosa com rápida disseminação. A doença gera elevados prejuízos econômicos como o sacrifício do rebanho num raio 40 km, chamado de área perifocal (em um ciclo de10 km da área direita, 10 km da área esquerda, 10 km da área da frente e 10 km na área de trás) e a proibição da exportação da carne brasileira.
Comentários