icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Planeta dos Macacos - O Confronto estreia nos cinemas de JP e CG

Ambientado quatro anos depois do longa-metragem anterior, o filme acompanha César, líder da nação de macacos evoluídos.

Publicado em 24/07/2014 às 12:12 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:05


Depois de uma semana de pré-estreia, os tambores de guerra continuam ressoando nas salas de cinema de João Pessoa e Campina Grande com Planeta dos Macacos - O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, EUA, 2014).

Ambientado quatro anos depois do longa-metragem anterior (lançado em 2011), o filme acompanha César (interpretação e captura de movimentos por Andy Serkis, o Gollum de O Senhor dos Anéis), líder da nação crescente de macacos geneticamente evoluídos.

Eles já se comunicam com o uso de sinais e algumas palavras, onde os filhotes aprendem desde cedo que “macaco não mata macaco”.

O embate surge quando a tribo símia bate de frente com um grupo de humanos, dentre eles um homem chamado Malcolm (Jason Clarke, de A Hora Mais Escura). Eles estão explorando novos meios energéticos para manter o que restou de uma comunidade sobrevivente da praga virótica, liderada por Dreyfus (Gary Oldman, o Comissário Gordon na trilogia do Batman de Chris Nolan). É neste ponto que o confronto e as metáforas começam a ser delineadas.

Dirigido por Matt Reeves (de Deixe-me Entrar), o filme não deixa de lado a inteligência do espectador, elaborando uma complexa teia de conspiração liderada pelo macaco Koba, que fica dividido entre a devoção e obediência ao líder César e o ódio que alimenta pelos humanos relembrado pelas várias cicatrizes pelo seu corpo.

Questões sobre a família são abordadas dos dois lados, como também a origem do mal não só nos corações dos homens, mas também de uma nova civilização feita de primatas que achava estar acima desses vícios.

Com o tom de ação (apoiada na impressionante experiência visual) e drama shakespeariano na medida certa, Planeta dos Macacos - O Confronto se mostra uma nova perspectiva baseada no livro do francês Pierre Boulle (1912-1994), que terá uma nova edição no Brasil no ano que vem pela Aleph.


'Apenas uma Chance' foca em história real

Na onda de programas como o The Voice, estreia em João Pessoa Apenas uma Chance (One Chance, EUA, Reino Unido, 2014), filme que acompanha a persistência real de um tímido vendedor (James Corden, de The Wrong Mans) que surpreendeu o Reino Unido ao interpretar impecavelmente uma ária de ópera no programa televisivo Britain's Got Talent.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp