CULTURA
Ariano batiza teatro
Dramaturgo estará nesta terça-feira (5) em Campina Grande batizando novo teatro que leva o seu nome.
Publicado em 05/03/2013 às 6:00
O próprio Ariano Suassuna estará hoje em Campina Grande para a inauguração de um novo teatro com o seu nome: o dramaturgo, que 'batiza' o espaço de 360 lugares do Colégio Motiva Jardim Ambiental, no bairro do Catolé (zona sul campinense), apresenta sua aula-espetáculo na cerimônia de abertura do teatro, evento restrito a convidados e previsto para começar às 19h.
Ariano será recebido em Campina Grande por autoridades locais, artistas populares, pais e funcionários da instituição de ensino, que promove ainda um recital do Armorial Motiva, grupo musical formado por professores e alunos do colégio.
Com 960 metros quadrados, o Teatro Ariano Suassuna está localizado no segundo andar do Colégio Motiva Jardim Ambiental e tem estrutura de cine-teatro, sendo equipado com tela de projeção de imagem em alta definição e som digital de cinema. O teatro também possui camarins e salas de alongamento, ensaio e dança, com acessibilidade para artistas e público, além de projeto luminotécnico.
De acordo com a assessoria do Colégio Motiva Ambiental, a construção do teatro estava prevista desde a fundação do colégio, em 2001. O equipamento cultural será dirigido a eventos internos e particulares, mas também estará disponível, em regime de locação, a grupos teatrais e coletivos de cinema que desejem utilizá-lo. A coordenação do teatro está se reunindo com a diretoria do colégio para definir uma pauta para o espaço.
O nome do teatro, ainda segundo a assessoria de imprensa, foi escolhido mediante sorteio, no início do ano, entre 20 nomes que homenageavam artistas brasileiros de várias épocas.
TEATRO NA CAPITAL
Ariano Suassuna, que no próximo mês de junho completa 86 anos e está prestes a lançar o seu novo livro pela editora José Olympio, já foi celebrado por outro teatro paraibano.
O Teatro Ariano Suassuna, em João Pessoa, está em reforma desde outubro do ano passado e, segundo Vânia Ferreira, que atua à frente da programação, o teatro reformado estava previsto para ser entregue no início deste ano.
Segundo ela, o teatro, pertencente ao Colégio Marista Pio X, no Centro da capital, está sendo replanejado para integrar a um centro de arte e cultura. A reforma incluía previamente uma intervenção no piso, mas foi ampliada para o melhoramento do teto e de estruturas internas do espaço.
Comentários