POLÍTICA
Partidos marcam convenções para reta final do prazo eleitoral
Prazo para definir candidatura inicia nesta quarta (20) e vai até 5 de agosto.
Publicado em 18/07/2016 às 13:48
A partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 de agosto os partidos devem realizar convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de seu município. Apesar da expectativa dos eleitores quanto aos nomes que enfrentarão a disputa pelo comando de João Pessoa, a maioria das legendas planeja deixar para oficializar os candidatos somente perto do fim do prazo eleitoral.
A estratégia é tentar agregar o maior número de siglas para a sua chapa majoritária. Por causa disso, a maioria deve realizar a convenção partidária no dia 5 de agosto, aniversário de João Pessoa, como PSD do prefeito Luciano Cartaxo, que mira na reeleição. Mesmo raciocínio os principais correntes ao cargo, o PSB do governador Ricardo Coutinho e o PTB do ex-senador Wilson Santiago.
Com a pré-candidatura da ex-secretária Cida Ramos, mais ainda sem definição sobre o vice para compor a chapa, o PSB planeja realizar a convenção no dia 5 de agosto, no Clube Cabo Branco, no bairro Miramar.
Quem também deve deixar para os “48 minutos do segundo tempo” é o PTB, que tem o deputado federal Wilson Filho como pré-candidato a prefeito da capital. Segundo o petebista, a legenda está protelando a oficialização da sua candidatura apenas para tentar agregar o maior número de siglas possíveis ao projeto.
O PMDB também deverá realizar sua convenção no último dia permitido, em 5 de agosto. Assediado por Cartaxo e Cida Ramos, o partido do senador José Maranhão ainda não definiu se manterá a pré-candidatura do deputado Manoel Junior ou aceita a vice em uma das chapas.
Já o DEM vai realizar a convenção no dia 4 de agosto, quando serão lançados 22 candidatos a vereador e ratificado o apoio a Cida Ramos. O evento será realizado a partir das 8h na sede do partido, no bairro Tambiá, em João Pessoa.
Alguns fecham em julho
Dentre as legendas que anteciparam que terão candidatura própria para as eleições 2016, o PSOL é o primeiro partido a realizar a convenção. Coligado com o PSTU, a “Frente da Esquerda”, O partido deve confirmar com o PSTU a chapa da coligação “Frente da Esquerda”, encabeçada por Victor Hugo e Rama Danta de vice no próximo dia 21 julho, às 18h30, no auditório da central de aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Isso só é possível por não dependemos de conchavos de última hora", alfinetou Victor Hugo.
Já a convenção do PT para oficializar a chapa 'puro sangue', composta por Charliton Machado para prefeito e Nelson Lira para vice será realizada no próximo dia 30, a partir das 12h, com local a ser definido. "Vamos apresentar uma chapa com mais de 30 nomes para vereador. Não temos o marketing da campanha, mas a linha central é cidade educadora", antecipou Charlinton Machado.
Comentários