VIDA URBANA
Escolas públicas iniciam matrículas em janeiro
Matrículas para novatos nas escolas estaduais e municipais começam em janeiro, para alunos das redes a renovação é automática.
Publicado em 27/12/2011 às 6:30
Os pais que vão matricular seus filhos nas escolas públicas estaduais ou municipais de João Pessoa devem procurar as instituições de ensino no início do mês de janeiro. As crianças que já estudam devem ter suas matrículas feitas automaticamente ainda neste mês de dezembro e devem ter suas vagas garantidas. Já os alunos novatos devem procurar as escolas a partir do início de janeiro, quando começa o período de matrículas, que se estende até o dia 31.
Na Escola Municipal João Medeiros, no bairro dos Novais, em João Pessoa, onde há cerca de 370 alunos do ensino fundamental, apenas após a renovação da matrícula dos alunos da escola, serão abertas as vagas para os novatos.
“Normalmente, não temos problemas para matricular todos os alunos que procuram a escola. Sempre tem vagas para todos”, destacou a auxiliar da secretaria da escola, Josélia Oliveira.
Já na Escola Estadual Alice Carneiro, em Manaíra, as matrículas começam apenas no dia 5 de janeiro. São mais de 1,2 mil alunos da educação infantil ao ensino médio. De acordo com a direção da escola, todos que procuram a escola também conseguem vagas.
A recomendação da direção da Escola Municipal Aruanda, nos Bancários, é de que os pais dos alunos cheguem cedo no dia que inicia a matrícula, com toda a documentação necessária, para evitar tumultos.
De acordo com a Promotora de Defesa dos Direitos da Educação de João Pessoa, Fabiana Lobo, não há denúncias no Ministério Público de falta de vagas nas escolas de ensino fundamental da capital.
Os alunos com necessidades especiais podem procurar a escola mais próxima de sua casa, acompanhados do pai ou responsável, e solicitar a sua vaga. No caso das crianças com deficiência auditiva, a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação está montando uma turma de alfabetização para alunos surdos com idade entre seis e sete anos.
Comentários