VIDA URBANA
Por falta de pagamento, motoristas param transporte de estudantes
Motoristas responsáveis pelo transporte de alunos da rede estadual de ensino protestam contra atraso no pagamento dos contratos firmados pela Secretaria de Educação do Estado.
Publicado em 09/06/2009 às 10:24
George Wagner
Os motoristas responsáveis pelo transporte de alunos da rede estadual de ensino entraram em greve na segunda-feira (8) na cidade de Sousa em protesto contra o atraso no pagamento dos contratos firmados pela Secretaria de Educação do Estado.
Proprietários de micro-ônibus e outros transportes usados diariamente na condução dos alunos também reclamam que houve redução nos valores especificados nos contratos estabelecidos pelo Governo do Estado, após a posse do Governador José Maranhão.
Os estudantes da zona rural do município de Sousa estão recorrendo ao pagamento de passagens para terem acesso a veículos que mantém a linha entre as comunidades e a zona urbana. Muitos dos alunos estão perdendo aulas e provas da reta final do primeiro semestre porque não têm condição financeira para pagar diariamente o transporte.
Os donos de veículos contratados prometem realizar manifestação pelas principais avenidas da cidade, como forma de pressionar os representantes do Governo do Estado a tomarem providências com relação ao movimento de paralisação. A Décima Regional de Educação, que congrega mais de 15 cidades na região de Sousa, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
As mesmas dificuldades também estão sendo enfrentadas na zona rural do município de Vieirópolis. Em algumas comunidades, o transporte escolar foi suspenso há mais de trinta dias, em virtude dos mesmos motivos, apresentados pelos motoristas da cidade de Sousa.
Comentários