VIDA URBANA
CBTU vai fazer reparos na linha férrea
Objetivo é evitar que ocorram atrasos e cancelamentos de última hora nas viagens do Expresso Forrozeiro, durante o mês de junho.
Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:56
A Prefeitura de Campina Grande irá firmar nos próximos dias um convênio com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para garantir a manutenção dos trilhos da linha ferroviária no trecho que liga o município até o distrito de Galante.
O objetivo é evitar que ocorram atrasos e cancelamentos de última hora nas viagens do Expresso Forrozeiro, que realiza passeios entre os dois locais durante o mês de junho, dentro da programação do “Maior São João do Mundo”. O valor do convênio ainda não foi definido, uma vez que os técnicos da CBTU ainda estão fazendo um levantamento sobre as correções que serão necessárias no referido trecho da linha ferroviária.
Ontem pela manhã, o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da cidade, Geraldo Nobre, esteve reunido com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo de Medeiros, na sede do Instituto dos Servidores Municipais (Ipsem). “Nossa secretaria ficará responsável pela manutenção dos dormentes – peças de madeira ou metal usadas nos trilhos.
Estamos tomando todas as providências com antecedência para evitarmos os transtornos que ocorreram em 2013”, disse.
Ainda conforme o secretário, a expectativa é que até a próxima sexta-feira seja traçado um diagnóstico da situação da linha ferroviária entre Campina e Galante. “Ano passado empregamos mais de 300 dormentes novos. Vamos fazer um levantamento de quantos novos serão necessários, e de que outros reparos a via necessita. Assim poderemos saber os custos empregados na manutenção”, completou.
Já o superintendente da CBTU disse que espera assinar o convênio até o final da próxima semana para garantir que no início do Maior São João do Mundo, no dia 6 de junho, todos os reparos na linha ferroviária já estejam concluídos.
“Estamos nos antecipando para evitar que cheguemos às vésperas da festa com algum problema. Os técnicos estão analisando a estrutura e, assim que o diagnóstico for concluído, vamos assinar o convênio para execução dos serviços. Como já foram feitos grandes reparos ano passado, vamos apenas corrigir falhas que naturalmente surgem, já que a linha é muito pouco utilizada”, explicou.
PROBLEMAS
Dezenas de turistas desavisados lotaram a Estação Velha no dia 8 de junho do ano passado, para a primeira saída do "Expresso Forrozeiro”, mas perderam a viagem. A suspensão foi motivada por problemas de manutenção na linha férrea entre Campina Grande e o distrito de Galante.
Comentários