VIDA URBANA
UEPB vai adotar prova em braille no vestibular
Medida pioneira na Paraíba visa a fortalecer as políticas de inclusão social da instituição; inscrições do vestibular serão iniciadas no dia 29 de julho.
Publicado em 02/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:04
O Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) contará com uma novidade este ano: provas em braille para os candidatos portadores de deficiência visual. A medida pioneira na Paraíba visa a fortalecer as políticas de inclusão social da instituição e adequa a universidade à Política de Diretrizes 9.394/96, que recomenda o desenvolvimento e a prática de ações inclusivas nas instituições de ensino superior.
As inscrições do vestibular serão iniciadas no dia 29 de julho. O edital está previsto para ser lançado na próxima semana quando serão definidas as normas do vestibular, inclusive a que envolve a solicitação para que seja disponibilizada a prova em braille pelos candidatos que possuem deficiência visual. O número de vagas ofertadas também será divulgado juntamente com o edital.
Assim como no ano passado, o vestibular deste ano vai ofertar metade de suas vagas para o processo seletivo tradicional e a outra metade para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual os estudantes são analisados mediante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do endereço www.comvest.uepb.edubr, até o dia 14 de agosto. No ano passado foram ofertadas 5.712 vagas, sendo 2.856 pelo vestibular tradicional, que disponibilizou 50% destas vagas para candidatos da cota de inclusão (alunos da rede pública) e 50% para a cota universal, e outras 2.856 para o SiSU. A expectativa é que mais de 32 mil candidatos se inscrevam.
Na próxima sexta-feira, a Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) estará divulgando a relação com os nomes dos candidatos isentos da taxa de inscrição. A professora Ana Alice Sobreira, presidente da comissão, destaca que os candidatos isentos não estão automaticamente inscritos no Vestibular, e é preciso que, dentro do período de inscrição, eles confirmem sua participação na seleção assim como os demais concorrentes.
Comentários