icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UEPB vai adotar prova em braille no vestibular

Medida pioneira na Paraíba visa a fortalecer as políticas de inclusão social da instituição; inscrições do vestibular serão iniciadas no dia 29 de julho.

Publicado em 02/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:04

O Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) contará com uma novidade este ano: provas em braille para os candidatos portadores de deficiência visual. A medida pioneira na Paraíba visa a fortalecer as políticas de inclusão social da instituição e adequa a universidade à Política de Diretrizes 9.394/96, que recomenda o desenvolvimento e a prática de ações inclusivas nas instituições de ensino superior.

As inscrições do vestibular serão iniciadas no dia 29 de julho. O edital está previsto para ser lançado na próxima semana quando serão definidas as normas do vestibular, inclusive a que envolve a solicitação para que seja disponibilizada a prova em braille pelos candidatos que possuem deficiência visual. O número de vagas ofertadas também será divulgado juntamente com o edital.

Assim como no ano passado, o vestibular deste ano vai ofertar metade de suas vagas para o processo seletivo tradicional e a outra metade para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual os estudantes são analisados mediante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do endereço www.comvest.uepb.edubr, até o dia 14 de agosto. No ano passado foram ofertadas 5.712 vagas, sendo 2.856 pelo vestibular tradicional, que disponibilizou 50% destas vagas para candidatos da cota de inclusão (alunos da rede pública) e 50% para a cota universal, e outras 2.856 para o SiSU. A expectativa é que mais de 32 mil candidatos se inscrevam.

Na próxima sexta-feira, a Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) estará divulgando a relação com os nomes dos candidatos isentos da taxa de inscrição. A professora Ana Alice Sobreira, presidente da comissão, destaca que os candidatos isentos não estão automaticamente inscritos no Vestibular, e é preciso que, dentro do período de inscrição, eles confirmem sua participação na seleção assim como os demais concorrentes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp