icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

São Paulo registra primeira morte por nova gripe

Governo de São Paulo comunicou a primeira morte causada pela doença no estado.

Publicado em 10/07/2009 às 19:22

Do G1

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que 52 novos casos da nova gripe foram contabilizados no país. O governo de São Paulo comunicou a primeira morte causada pela doença no estado.

Com as confirmações desta tarde, chega a 1.027 o número de registros da doença provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), desde os primeiros casos de infecção verificados no Brasil, no dia 8 de maio.

Em São Paulo, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, anunciou à tarde o primeiro óbito causado pela nova gripe no Estado, a segunda morte ocasionada pela doença no país. Trata-se de uma menina de 11 anos, moradora de Osasco, em São Paulo, que morreu no dia 30 de junho. São Paulo acumula 457 ocorrências de infecção pelo vírus influenza A(H1N1). Cinco pacientes estão internados, dos quais dois em Unidade de Terapia Intensiva (um na capital e outro no interior).

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a menina foi internada com fortes dores abdominais e vômitos, além de febre. No dia seguinte, apresentou febre de 39 graus, tosse, dores no corpo e vômitos. Ela apresentou os primeiros sintomas da gripe no dia 28 e morreu no dia 30, cerca de seis horas após ter sido internada em UTI de um hospital particular de Osasco. Ainda de acordo com a Secretaria, ninguém da família relata que viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que saíram do país. Os nomes da menina, de seus familiares e do hospital de Osasco não são divulgados pela Secretaria para preservar a privacidade das vítimas.

"As vigilâncias epidemiológicas do estado e do município estão investigando os contatos da criança e da família para encontrar possíveis vínculos com pacientes vindos do exterior ou com pessoas sintomáticas de gripe", destaca a nota do Ministério da Saúde, que foi comunicado sobre o óbito hoje à tarde.

O órgão informa também que a maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. "A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal. No Brasil, esta taxa, no momento, é bem inferior à média mundial", diz o ministério.

A primeira morte provocada pelo vírus Influenza A no país ocorreu no último dia 28, no Rio Grande do Sul. A vítima foi um caminhoneiro de 29 anos, que estava internado em um hospital de Passo Fundo (RS). Segundo o Ministério da Saúde, ele contraiu a doença durante uma viagem à Argentina.

Novas confirmações

Os casos confirmados nesta sexta são referentes a pacientes dos estados de São Paulo (13), Minas Gerais (11), Rio Grande do Sul (11), Rio de Janeiro (9), Pará (3), Tocantins (3), Alagoas (1) e Pernambuco (1). O ministério acrescenta que dois casos do Paraná foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados. São Paulo continua sendo o estado onde foram constatados mais casos, com 457 casos e uma morte.

Até quarta (8), 977 casos da nova gripe haviam sido confirmados pelo ministério. No mesmo dia, o ministério informou que, a partir da próxima semana, os boletins passarão a ser semanais – divulgados somente às quartas-feiras.

Pelo mundo

No mundo, até o momento já foram registrados 94.512 casos da nova gripe em 122 países. Segundo o ministério, 429 pessoas já morreram vítimas da doença. Os Estados Unidos, com 33.902 casos, lidera o ranking de países com mais confirmações. Na sequencia, estão o México (10.262), Canadá (7.983), Reino Unido (7.447), Chile (7.376), Austrália (5.298) e Argentina (2.485). O Brasil aparece em 11º lugar nessa relação.

Já quanto ao número de mortes registradas, os Estados Unidos lideram com 170. Depois, vêm o México (119), Argentina (60) e Canadá (25). D

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp