VIDA URBANA
MP cobra obras de faixas para ônibus na Epitácio Pessoa
Obras para sinalização de faixas exclusivas para o tráfego de ônibus na Epitácio Pessoa devem começar na próxima semana.
Publicado em 26/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:18
A partir da próxima semana serão iniciadas as obras para a sinalização de faixas exclusivas para o tráfego de ônibus na Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores de João Pessoa. O cronograma de obras foi apresentado ontem durante uma reunião no Ministério Público da Paraíba (MPPB), que reuniu representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa, da Associação das Empresas de Transporte Coletivo (AETC-JP) e da Associação dos Usuários dos Transportes Coletivos Público (AUTCP-PB).
De acordo com o promotor do Consumidor da capital, Glauberto Bezerra, o calendário das obras deveria ter sido apresentado ao órgão estadual desde o último mês de abril.
O superintendente de Mobilidade Urbana (Semob) da capital, Roberto Pinto, explicou que o atraso ocorreu devido à incidência de chuvas frequentes na cidade, que impediram a execução da sinalização horizontal, assim como o atraso da aplicação da pavimentação asfáltica para conclusão do binário do Bairro dos Estados. Segundo ele, a partir da próxima semana as avenidas Rio Grande do Sul e parte da São Paulo receberão a sinalização.
“A partir da próxima segunda será dada a ordem de serviço para o início da implantação dos semáforos necessários a garantir a segurança e fluidez do trânsito com a mudança no sentido de circulação e estímulo do tráfego pelas ruas paralelas à Avenida Epitácio Pessoa”, disse Roberto Pinto.
Ainda segundo o superintendente, a partir da próxima segunda até o dia 11 de agosto serão realizadas as obras para a conclusão da pavimentação asfáltica da avenida São Paulo e Mato Grosso, também no Bairro dos Estados. Ainda nesses mesmo locais, serão reservados mais 18 dias de ações para respeitar o tempo de cura da pavimentação e mais três dias para a aplicação da sinalização horizontal do trecho.
“Findo esse período, será iniciada a primeira etapa da campanha educativa para estimular o uso das vias paralelas à Epitácio, possibilitando a implantação das faixas exclusivas de ônibus”, finalizou Roberto Pinto.
O promotor Glauberto Bezerra explicou que a cobrança do MPPB foi reforçada também com reclamações da AUTCP-PB.
Durante a reunião, o promotor acatou as justificativas do representante da Prefeitura da capital e concedeu o prazo de 35 dias para a finalização da execução das obras, conforme solicitado pelo superintendente da Semob.
Comentários