icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Servidores com pendências terão salários bloqueados

Para regularizar a situação e evitar a suspensão do pagamento de outubro, os servidores estaduais devem efetuar o recadastramento na PBPrev.

Publicado em 27/10/2011 às 6:30

Cerca de cinco mil servidores do Estado terão os benefícios e os salários temporariamente bloqueados a partir de outubro por estarem com pendências no cadastro do Instituto de Previdência do Estado (PBPrev). Para regularizar a situação e evitar a suspensão do pagamento de outubro, os servidores estaduais devem efetuar o recadastramento na PBPrev hoje ou na próxima segunda-feira. Quem perder este prazo ainda pode procurar o órgão para atualizar o cadastro entre os dias 1º e 18 de novembro, em todos os dias úteis.

A medida atinge os servidores da ativa, aposentados e pensionistas da administração direta, além dos servidores ativos e inativos de órgãos da Administração Indireta que são segurados pela PBPrev, (DER, Detran, Fundac, Unesc, Ipem, Iass, Interpa, Lotep, Sudema e Suplan).

Segundo a secretária da Administração do Estado, Livânia Farias, o servidor ao atualizar as informações junto à PBPrev terá os proventos liberados em até três dias úteis. "Aquele servidor que não conseguir retirar o salário deste mês precisa procurar a PBPrev para que a situação seja atualizada e resolvida. Não queremos prejudicar nenhum servidor, mas é preciso entender que esse recadastramento é muito importante para o sistema previdenciário. O bloqueio é determinado em Decreto e o censo é uma exigência do Ministério da Previdência”, disse a secretária.

O recadastramento será feito das 8h às 17h, no auditório da PBPrev, que fica na avenida Rio Grande do Sul, s/n, bairro dos Estados, em frente ao Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, e pode ser feito presencialmente, por procuração ou pelos Correios. A lista com os nomes dos servidores que precisam fazer o recadastramento está disponível no site (www.pbprev.pb.gov.br).

Segundo a PBPrev, somente são considerados recadastrados os servidores que entregarem a documentação exigida. Assim, são tidos como faltosos e terão os benefícios e vencimentos bloqueados aqueles que, apesar de terem preenchido a ficha cadastral da internet, não apresentaram os documentos necessários à finalização do procedimento.

CONVOCAÇÃO
O censo dos servidores do Estado da Paraíba começou em novembro de 2010 e foi realizado em postos montados em vários municípios. A convocação se deu por meio de Decreto publicado no Diário Oficial de 6 de novembro de 2010. O Decreto nº 31.766 deixa claro no artigo 4º que o "servidor ativo que deixar de participar da Atualização Previdenciária será considerado, para fins e feito legal, como ausente ao serviço, ficando sujeito às penas cominadas em legislação específica”.O art. 5º do Decreto completa: "Fica a PBPrev autorizada a suspender os benefícios por ela mantidos, caso os beneficiários de Pensão e Aposentadoria não procedam à atualização dos seus dados previdenciários”.

Aproximadamente, 90% dos funcionários ativos, inativos e pensionistas compareceram aos postos do censo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp