POLÍTICA
Câmaras municipais da Paraíba terão mais vereadores em 2017
Depois de Sousa, Legislativo de Patos também analisa ampliação de cadeiras. Em mais quatro cidades, câmaras votam até outubro a criação de mais vagas.
Publicado em 03/06/2015 às 7:40 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:02
Depois de a Câmara Municipal de Sousa, no Sertão, aprovar o aumento do número de vereadores, o Legislativo de Patos marcou para a próxima terça-feira (9) a votação do projeto de resolução que amplia de 13 para 17 as vagas em plenário. Em mais quatro cidades, as câmaras vão votar até 2 de outubro a criação de mais vagas. Ao todo, os seis municípios ganharão 14 vereadores a mais. A nova composição valerá para a legislatura que começará em janeiro de 2017.
A presidente da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues, explicou que o município tem uma população superior a 105 mil habitantes, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a Constituição Federal, a câmara terá 17 vereadores, índice que vale para os municípios com população entre 80 mil e 120 mil habitantes. “O projeto de resolução da mesa diretora atende à legislação, e a população de Patos terá mais representantes para lutar e encaminhar suas reivindicações”, explicou Nadir.
Ela admitiu que pode haver redução do salário do vereador, que hoje percebe bruto pouco mais de R$ 10 mil. Todavia, como o vencimento do parlamentar para a próxima legislatura será definido apenas no final de 2016, Nadir evitou fazer projeção sobre o salário dos vereadores que serão eleitos em outubro do próximo ano.
Na “Terra dos Dinossauros”, a câmara já aprovou o aumento de duas vagas com vistas à próxima legislatura. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Sousa tinha 65.803 habitantes. Em 2014, o órgão estimou em 68.434 a população do município. A legislação determina que haverá 15 vereadores, nas cidades de mais de 50 mil habitantes e de até 80 mil moradores.
“A votação do aumento do número de vereadores foi consensual. O município é que vai ganhar, pois terá mais representantes, lutando por mais obras e projetos de alcance”, ressaltou o presidente da Câmara, Aldeone Abrantes. Ele ainda informou que um vereador em Sousa ganha R$ 6,8 mil, mas não definiu o salário para a legislatura que começa em 2017.
2º SEMESTRE
Nos demais municípios, a votação dos projetos de resolução acontecerá no segundo semestre. Em Santa Luzia, no Sertão, o presidente da Câmara, Emerson Medeiros, já elaborou o projeto de resolução que aumenta de nove para 11 as cadeiras no Poder Legislativo. A população da cidade pulou de 14.719 habitantes, em 2010, para 15.213 em 2014.
Em Taperoá, no Cariri, e Uiraúna, no Sertão, haverá também o aumento de vagas de nove para 11 no parlamento.
As Câmaras Municipais dos dois maiores colégios eleitorais se “anteciparam” em 2011 e aprovaram resoluções para a atual legislatura. A Câmara de João Pessoa aumentou de 21 vereadores para 27. Em Campina Grande, cuja população ultrapassou os 400 mil habitantes, o número de vereadores saltou de 16 para 23 para atual legislatura. Em Bayeux, foram criadas mais sete vagas no Legislativo, pulando de 10 para 17.
Comentários