icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmaras municipais da Paraíba terão mais vereadores em 2017

Depois de Sousa, Legislativo de Patos também analisa ampliação de cadeiras. Em mais quatro cidades, câmaras votam até outubro a criação de mais vagas.

Publicado em 03/06/2015 às 7:40 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:02

Depois de a Câmara Municipal de Sousa, no Sertão, aprovar o aumento do número de vereadores, o Legislativo de Patos marcou para a próxima terça-feira (9) a votação do projeto de resolução que amplia de 13 para 17 as vagas em plenário. Em mais quatro cidades, as câmaras vão votar até 2 de outubro a criação de mais vagas. Ao todo, os seis municípios ganharão 14 vereadores a mais. A nova composição valerá para a legislatura que começará em janeiro de 2017.

A presidente da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues, explicou que o município tem uma população superior a 105 mil habitantes, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a Constituição Federal, a câmara terá 17 vereadores, índice que vale para os municípios com população entre 80 mil e 120 mil habitantes. “O projeto de resolução da mesa diretora atende à legislação, e a população de Patos terá mais representantes para lutar e encaminhar suas reivindicações”, explicou Nadir.

Ela admitiu que pode haver redução do salário do vereador, que hoje percebe bruto pouco mais de R$ 10 mil. Todavia, como o vencimento do parlamentar para a próxima legislatura será definido apenas no final de 2016, Nadir evitou fazer projeção sobre o salário dos vereadores que serão eleitos em outubro do próximo ano.
Na “Terra dos Dinossauros”, a câmara já aprovou o aumento de duas vagas com vistas à próxima legislatura. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, Sousa tinha 65.803 habitantes. Em 2014, o órgão estimou em 68.434 a população do município. A legislação determina que haverá 15 vereadores, nas cidades de mais de 50 mil habitantes e de até 80 mil moradores.

“A votação do aumento do número de vereadores foi consensual. O município é que vai ganhar, pois terá mais representantes, lutando por mais obras e projetos de alcance”, ressaltou o presidente da Câmara, Aldeone Abrantes. Ele ainda informou que um vereador em Sousa ganha R$ 6,8 mil, mas não definiu o salário para a legislatura que começa em 2017.

2º SEMESTRE

Nos demais municípios, a votação dos projetos de resolução acontecerá no segundo semestre. Em Santa Luzia, no Sertão, o presidente da Câmara, Emerson Medeiros, já elaborou o projeto de resolução que aumenta de nove para 11 as cadeiras no Poder Legislativo. A população da cidade pulou de 14.719 habitantes, em 2010, para 15.213 em 2014.

Em Taperoá, no Cariri, e Uiraúna, no Sertão, haverá também o aumento de vagas de nove para 11 no parlamento.

As Câmaras Municipais dos dois maiores colégios eleitorais se “anteciparam” em 2011 e aprovaram resoluções para a atual legislatura. A Câmara de João Pessoa aumentou de 21 vereadores para 27. Em Campina Grande, cuja população ultrapassou os 400 mil habitantes, o número de vereadores saltou de 16 para 23 para atual legislatura. Em Bayeux, foram criadas mais sete vagas no Legislativo, pulando de 10 para 17.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp