icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Balé Popular apresenta "Encantados" no Santa Roza

Espetáculo do grupo de dança da UFPB começa às 20h.

Publicado em 08/10/2011 às 6:30


Para compor Encantados, espetáculo de dança que tem sessões este fim de semana em João Pessoa, Maurício Germano cavou no solo da cultura nordestina para dela extrair as raízes que o Balé Popular da UFPB espalha no palco do Teatro Santa Roza hoje e amanhã, às 20h.

“Nossa pesquisa dramática foi buscar referências de heranças ibéricas da cultura nordestina, como a commedia dell'arte, por isso a presença das máscaras em cena”, afirma o coreógrafo, que divide os créditos dos figurinos e dos adereços com a parceira Maria José Rodrigues.

Segundo Germano, o processo de criação que envolveu um corpo de nove bailarinos resgatou, das brumas de um passado mitológico, seres do imaginário folclórico como o Boi Bumbá, o Boi Tungão e manifestações de folguedo como a Candimba o Cavalo Marinho. “Todos estes elementos encantados surgem quando o protagonista, um garoto que se perde dos seus pais na migração para a 'cidade grande', adormece e começa a sonhar com aves encantadas e figuras mascaradas”.

A trilha sonora é uma narrativa à parte no contexto da montagem, contando com um conjunto de composições dos pernambucanos Antônio Madureira, fundador do Quinteto Armorial que já colaborou com o Balé Popular de Recife, e Lenine, que participa com 'Aboio Avoado' (letra de Zé Rocha para o álbum O Dia em que Faremos Contato, de 1997).

Há também paraibanos na trilha: a jovem Sandra Belê e Babilak Bah, que reside em Belo Horizonte e esteve em João Pessoa em maio, na Semana da Luta Manicomial.

“Belê é uma artista talentosíssima e quanto a Bah eu já conhecia tanto o trabalho quanto a pessoa”, conta Germano, que mês passado esteve em cartaz no Teatro Paulo Pontes com Anjos que Caem, inspirado na vida e na obra do dramaturgo francês Jean Genet (1910-1986).

Encantos é a nova investida do Balé Popular da UFPB, de cujo extenso repertório se destacam os mais recentes Papangu (2010), Festejos (2008), Caiçara (2006), Jatobá (2000) e Pau de Arara (1999).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp