icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Campanha "Ficha Limpa" coleta 1.600 assinaturas em CG

Comitê conseguiu as assinaturas apenas em um dia de coleta, entre 10h e 15h desta quarta-feira.

Publicado em 29/07/2009 às 18:07

Da Redação
Com assessoria do Comitê

O Comitê 9.840 da Campanha “Ficha Limpa” realizou nesta quarta-feira (29), uma Mobilização de Coleta de Assinaturas na Praça da Bandeira em Campina Grande, só neste dia foram coletadas 1.600 assinaturas. As entidades que fazem parte do Comitê estiveram entre as 10h da manhã às 15h da tarde, distribuindo materiais explicativos sobre a Campanha e coletando assinaturas. Com este número a Campanha na cidade já ultrapassa as 3.289 assinaturas alcançando mais de 1% do eleitorado campinense que daria 2.600 assinaturas.

A coordenadora do Comitê da Campanha em Campina Grande avaliou a mobilização desta quarta-feira: “A campanha tem sido muito bem recebida na sociedade, o que é demonstrado pelos números de adesões que temos tido até agora. A nossa meta é ampliar esforços junto com o FOCCO (Fóurm Paraibano de Combate à Corrupção) e outras entidades para atingir 1% do eleitorado da Paraíba, o que corresponde a 26.000 assinaturas”.

A Campanha “Ficha Limpa” está recolhendo assinaturas em todo o país para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que pretende alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece casos de inelegibilidade, ou seja, situações que impedem candidaturas. Numa atitude preventiva, a campanha quer evitar que políticos condenados por crimes graves se candidatem, os chamados “ficha suja".

Para que o Projeto de Lei possa ser enviado ao Congresso Nacional, é preciso coletar assinaturas de 1% do eleitorado brasileiro, que são 1,3 milhão. Até o momento já foram coletadas 900 mil assinaturas e as entidades envolvidas na Campanha esperam coletar o restante para que o Projeto de Lei seja entregue ao Congresso Nacional e a nova Lei possa valer já a partir das eleições de 2010.

A iniciativa é organizada em todo o país pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, através dos Comitês 9.840, que tem esse nome em alusão ao número da Lei de Combate à Corrupção Eleitoral, que foi criada a partir de outro Projeto de Lei de iniciativa popular em 1999. Esta lei tornou crime atos como a compra de votos e representou uma conquista da sociedade civil organizada no combate à corrupção eleitoral.

Em Campina Grande o Comitê 9840 funciona na sede do Centro de Ação Cultural, localizado na Rua Rodrigues Alves, 672, Prata. Informações sobre o Comitê e sobre como outras entidades podem se envolver, pelo telefone 3341-2800.

Os interessados em participar da Campanha Ficha Limpa devem procurar um dos postos de coleta em Campina Grande. Ainda é possível imprimir o formulário de assinatura, disponível em www.lei9840.org.br. Depois de assinar e registrar o número do título de eleitor no documento, basta enviá-lo para a Secretaria Executiva do Comitê, no endereço SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar - Brasília (DF) - CEP. 70.438-900.

Atualmente em Campina Grande funcionam os seguintes pontos de coleta de assinaturas da Campanha:

Casa da Cidadania (das 8h às 17h)
Av. Dr. Severino Cruz, s/n Centro.

Centro de Ação Cultural – CENTRAC (das 13h30 às 17h30)
R. Rodrigues Alves, nº 672, Prata.

OAB Subseccional Campina Grande (das 13h às 18h)
R. Vigário Calixto, nº 945, Catolé

Secretariado Diocesano (das 8h às 12h e das 14h às 17h)
R. Afonso Campos, nº 233, Edifício Livraria das Comunidades, Centro.

Estão participando da Campanha no Estado da Paraíba os seguintes órgãos e entidades: Ministério Público Federal; Secretaria de Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa; Cáritas Diocesana de Campina Grande; Diocese de Campina Grande; Centro de Ação Cultural – CENTRAC; Associação dos Docentes da UFCG – ADUFCG; Controladoria Geral da União-PB; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional João Pessoa e subseccional Campina Grande; Fórum Paraibano de Combate à Corrupção Eleitoral – FOCCO; Associação dos Magistrados do Brasil – AMB/PB; Serviço de Educação Popular – SEDUP; Sindicato dos Engenheiros na Paraíba – SENGE-PB; Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande; Conselho Regional de Medicina – CRM/PB; Maçonaria de João Pessoa; Frente Paraibana Contra a Transposição; Sindifisco; Sindreceita; UNACON; Conselho Regional de Contabilidade/PB; Associação de Juventude pelo Resgate à Cultura e à Cidadania – AJURCC; Movimentos Estudantis e Associação Paraibana de Imprensa – API entre outras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp