icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Jornal digital para deficientes visuais é lançado em João Pessoa

Versão Digital permite aos deficientes visuais uma maior facilidade no acesso à internet. Pode-se ouvir as notícias apenas com o passar ou clique do mouse.

Publicado em 25/11/2008 às 18:24

Da Redação

A Versão Digital do Jornal da Paraíba para deficientes visuais foi lançado oficialmente em João Pessoa na tarde desta terça-feira (25), na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). O programa já havia sido lançado inicialmente em Campina Grande, no início do mês de outubro.

A Versão Digital permite aos deficientes visuais uma maior facilidade no acesso à internet. A partir de coordenadas do site, pode-se ouvir as notícias apenas com o passar ou clique do mouse.

“O objetivo do programa é proporcionar a inclusão digital. Com o aperfeiçoamento deste projeto, o acesso de usuários aumentou, porque o deficiente ao entrar no site não precisa instalar nenhum programa de leitura. O próprio site já oferece esse serviço”, explica o programador do projeto, Vianney Rodrigues.

Para o deficiente visual José Augusto, de 37 anos, o método utilizado pelo Jornal da Paraíba o ajuda a aprender muita coisa na internet. “Dessa forma eu posso ficar informado e desenvolver minha mente. Estou no 1º ano do ensino médio e pretendo chegar à universidade”, explica.

Existem outros programas que permitem leitura de sites, mas os próprios portais não facilitam a acessibilidade do deficiente visual.

”Eu gosto muito de me informar, mas tinha muita dificuldade, porque alguns sites não permitem acesso de leitura a tudo. Além disso, utilizando outro programa de leitura fica difícil encontrar certas matérias. A Versão Digital do Jornal da Paraíba, antes de tudo, ouviu os próprios deficientes e procurou saber do que eles precisavam. Assim, ficou muito mais fácil de ter acesso às notícias.” diz satisfeito Beto Melo, outro deficiente visual que aprovou a novidade.

O programa é gratuito e não precisa ser instalado, o que significa uma grande evolução. Logo em breve serão formados grupos de treinamento, onde serão ministradas aulas de como utilizar esse novo instrumento de leitura.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp