TECNOLOGIA
Jornal digital para deficientes visuais é lançado em João Pessoa
Versão Digital permite aos deficientes visuais uma maior facilidade no acesso à internet. Pode-se ouvir as notícias apenas com o passar ou clique do mouse.
Publicado em 25/11/2008 às 18:24
Da Redação
A Versão Digital do Jornal da Paraíba para deficientes visuais foi lançado oficialmente em João Pessoa na tarde desta terça-feira (25), na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). O programa já havia sido lançado inicialmente em Campina Grande, no início do mês de outubro.
A Versão Digital permite aos deficientes visuais uma maior facilidade no acesso à internet. A partir de coordenadas do site, pode-se ouvir as notícias apenas com o passar ou clique do mouse.
“O objetivo do programa é proporcionar a inclusão digital. Com o aperfeiçoamento deste projeto, o acesso de usuários aumentou, porque o deficiente ao entrar no site não precisa instalar nenhum programa de leitura. O próprio site já oferece esse serviço”, explica o programador do projeto, Vianney Rodrigues.
Para o deficiente visual José Augusto, de 37 anos, o método utilizado pelo Jornal da Paraíba o ajuda a aprender muita coisa na internet. “Dessa forma eu posso ficar informado e desenvolver minha mente. Estou no 1º ano do ensino médio e pretendo chegar à universidade”, explica.
Existem outros programas que permitem leitura de sites, mas os próprios portais não facilitam a acessibilidade do deficiente visual.
”Eu gosto muito de me informar, mas tinha muita dificuldade, porque alguns sites não permitem acesso de leitura a tudo. Além disso, utilizando outro programa de leitura fica difícil encontrar certas matérias. A Versão Digital do Jornal da Paraíba, antes de tudo, ouviu os próprios deficientes e procurou saber do que eles precisavam. Assim, ficou muito mais fácil de ter acesso às notícias.” diz satisfeito Beto Melo, outro deficiente visual que aprovou a novidade.
O programa é gratuito e não precisa ser instalado, o que significa uma grande evolução. Logo em breve serão formados grupos de treinamento, onde serão ministradas aulas de como utilizar esse novo instrumento de leitura.
Comentários